2ª Semana do Advento
São Dâmaso I (384)
Is 41,13-20: «Eu sou o vosso Redentor»
Sl 145: «O Senhor é misericordioso e misericordioso»
Mt 11,11-15: Ninguém maior do que João Batista nasceu
Jesus disse à multidão: Em verdade vos digo: entre os filhos de mulher, não surgiu outro maior que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos céus é maior do que ele. Desde a época de João Batista até o presente, o Reino dos céus é arrebatado à força e são os violentos que o conquistam. Porque os profetas e a lei tiveram a palavra até João. E, se quereis compreender, é ele o Elias que devia voltar. Quem tem ouvidos, ouça.
Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.
Comentário
Jesus destaca a figura de João Baptista como precursor corajoso e comprometido do anúncio do Reino de Deus. Embora João seja considerado um profeta exemplar, Jesus indica que o mais humilde no Reino dos Céus será maior do que ele. Além de destacar a urgência do novo tempo messiânico, é bom lembrar que a participação no Reino não é avaliada pelo que você faz, mas pelo seu comportamento. A referência à violência sofrida pelo Reino, e a menção de pessoas violentas tentam arrebatá-lo, reflete as estruturas de poder que se opõem à criação de espaços alternativos de comunhão. Em meio a essa realidade adversa, Jesus nos convida a navegar contra a corrente, não perdendo os valores que promovem a busca da justiça, a partilha solidária e o amor altruísta. A identificação de João Batista com Elias é para lembrar a importância de uma profecia que prepara novos e bons caminhos. O convite é para que estejamos atentos aos ensinamentos de Jesus e testemunhemos a sua presença.
Pensamento do dia:
"Jesus depende de nós para amar o mundo e para mostrar o quanto ele o ama. Se cuidamos demais de nós mesmos, não vamos ter tempo para os outros" (GE 107).
