15 de Julho de 2025

Terça-feira, 15ª Semana do Tempo Comum, San Buenaventura (1274)

 

Naquele tempo, 
20 Jesus começou a censurar as cidades onde fora realizada a maior parte de seus milagres, porque não se tinham convertido. 
21 "Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se os milagres que se realizaram no meio de vós, tivessem sido feitos em Tiro e Sidônia, há muito tempo elas teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e cobrindo-se de cinza. 
22 Pois bem! Eu vos digo: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia serão tratadas com menos dureza do que vós. 
23 E tu, Cafarnaum! Acaso serás erguida até o céu? Não! Serás jogada no inferno! Porque, se os milagres que foram realizados no meio de ti tivessem sido feitos em Sodoma, ela existiria até hoje! 
24 Eu, porém, vos digo: no dia do juízo, Sodoma será tratada com menos dureza do que vós!" 

Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.

 

Comentário

São muitas as angústias das pessoas e comunidades que são invisíveis e ignoradas nas grandes cidades, onde os efeitos do atual modelo de desenvolvimento são sentidos com maior impacto. Somos testemunhas da contínua ameaça aos espaços naturais de bem-estar, descanso e tranquilidade; as áreas verdes de nossas cidades são reduzidas; cimento, asfalto e grandes construções devoram o espaço público; muros são erguidos como forma de privatizar e limitar o acesso; os descartáveis da sociedade são encurralados nas periferias (LS 45). Infelizmente! dessas cidades que, tendo todos os meios à sua disposição para garantir os direitos fundamentais de todas as pessoas, carecem de vontade política e misericórdia. A escolha política é pela fragmentação social, a violência, a miséria e o esquecimento histórico. Hoje Jesus corrige o nosso modo de ver a fé, exigindo de nós ações concretas que façam das cidades lugares de acolhimento, bem-estar e comunhão social.

Pensamento do dia:
"A cidade tem uma realidade que não pode ser escondida e que é cada vez mais evidente: os pobres, os excluídos, os descartados" (Papa Francisco).