33º Semana do Tempo Comum
Nossa Senhora da Medalha Milagrosa; São Virgílio (784)
Dn 6,12-28: Apareceram os dedos de uma mão humana que escreviam
Interlecional Dn 3: "Louvai-o com hinos para sempre"
Lc 21,20-28: A destruição de Jerusalém está próxima
Quando virdes que Jerusalém foi sitiada por exércitos, então sabereis que está próxima a sua ruína. Os que então se acharem na Judéia fujam para os montes; os que estiverem dentro da cidade retirem-se; os que estiverem nos campos não entrem na cidade. Porque estes serão dias de castigo, para que se cumpra tudo o que está escrito. Ai das mulheres que, naqueles dias, estiverem grávidas ou amamentando, pois haverá grande angústia na terra e grande ira contra o povo. Cairão ao fio de espada e serão levados cativos para todas as nações, e Jerusalém será pisada pelos pagãos, até se completarem os tempos das nações pagãs. Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra a aflição e a angústia apoderar-se-ão das nações pelo bramido do mar e das ondas. Os homens definharão de medo, na expectativa dos males que devem sobrevir a toda a terra. As próprias forças dos céus serão abaladas. Então verão o Filho do Homem vir sobre uma nuvem com grande glória e majestade. Quando começarem a acontecer estas coisas, reanimai-vos e levantai as vossas cabeças; porque se aproxima a vossa libertação.
Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.
Comentário
O problema não está nas tentações, mas em deixar-se vencer por elas. Vivemos em uma época em que os antivalores são apresentados como o caminho, o que estava errado antes agora é normal. Além disso, somos bombardeados pela mídia que nos convida a consumir para ser, existir e ser feliz. Embora no fundo saibamos que obedecemos a ideias absurdas, nós as reproduzimos para nos sentirmos incluídos. Esquecemos que o testemunho da nossa fé pode impactar a vida de outras pessoas, como o rei Dario faz quando vê a fé inabalável de Daniel. Quando somos perseverantes, Deus é fiel e vem em nossa defesa. Abraçar o evangelho de Jesus é dispor-se a confiar na Providência de Deus. Tudo de ruim que acontece e que gera sofrimento deve se tornar para nós um motivo para lutar pela vida. Apesar das quedas, das feridas e do mal que nos rodeia, a vida na terra é transitória, mas bela. Esforcemo-nos por viver essa vida plenamente.
Pensamento do dia:
"Queremos ser uma Igreja que serve, que sai de casa, que sai de seus templos, que sai de suas sacristias, para acompanhar a vida, para sustentar a esperança" (FT 276).
