1ª Semana do Advento
São Silvério (537)
Is 11,1-10: O Espírito repousará sobre ele
Sl 72: "Floresça a justiça nos seus dias e abunde a paz para sempre"
Lc 10,21-24: Jesus encheu-se de alegria
Naquele mesma hora, Jesus exultou de alegria no Espírito Santo e disse: Pai, Senhor do céu e da terra, eu te dou graças porque escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, bendigo-te porque assim foi do teu agrado. Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar. E voltou-se para os seus discípulos, e disse: Ditosos os olhos que veem o que vós vedes, pois vos digo que muitos profetas e reis desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram.
Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.
Comentário
Jesus, com a alegria do Espírito Santo, agradece ao Pai por ter revelado aos humildes os mistérios do seu amor. Pelo contrário, todas as dinâmicas e possibilidades que nele se obtêm estão escondidas aos sábios e doutores. O texto nos convida a refletir sobre a importância de cultivar a humildade e o serviço abnegado; se realmente queremos entrar na dinâmica da humanização, não vamos consegui-la pela força do poder ou da imposição. O texto nos lembra ainda que a sabedoria do Reino não está na soma das práticas religiosas ou na quantidade de conhecimento teológico, mas na experiência de vida vivida na partilhada e de uma espiritualidade aberta à comunhão com toda a criação. Além disso, Jesus nos mostra neste texto sua profunda compaixão pelos mais necessitados e seu compromisso com a justiça. Que a presença e o protagonismo das pessoas mais humildes nunca sejam subestimados em nossas comunidades, pois Deus também nos fala da simplicidade dessas pessoas. Vamos assumir o compromisso de promover o bom trato: caminhar juntos e valorizar cada membro da comunidade.
Pensamento do dia:
"É necessário acolher a salvação de Cristo, seu Evangelho de amor, para que as desigualdades e discriminações no mundo atual sejam eliminadas" (Papa Francisco).
