2ª Semana do Advento
Nossa Senhora de Loreto; Santa Eulália (304)
Is 40,25-31: O Senhor dos Exércitos dá força aos cansados
Sl 102: «Bendizei ao Senhor, ó minha alma»
Mt 11,28-30: «Vinde a mim todos os que estais cansados»
Jesus disse à multidão: vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas. Porque meu jugo é suave e meu peso é leve.
Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.
Comentário
Jesus oferece alívio e conforto àqueles que se sentem exaustos diante do peso da realidade e dos problemas. Seu convite aos cansados e oprimidos é porque ele sabe que cuidar da vida não é fácil, particularmente em realidades cheias de injustiça, onde se multiplicam os fardos e as lutas são de cada dia. Jesus, não só oferece alívio, mas oferece um "jugo" mais leve, possível de ser suportado com paciência e humildade. O «jugo» de Jesus, por oposição aos jugos impostos de exploração, é assumido de bom grado com amor e quer gerar vida. Isto deve estimular uma práxis cristã, que defenda estilos de vida que nos libertem da escravidão: do consumo irracional, do egoísmo exacerbado, da autossuficiência e da aparência, do abuso de poder e da violência. O chamado de Jesus nos capacita a aprender com ele, a confiar mais em Deus e não apenas em nós mesmos, a construir relações humanas onde prevaleça o respeito pelo outro. Não deixemos que a opressão e a desesperança tomem conta de nós.
Pensamento do dia:
"A Cruz, o cansaço e as dores que suportamos ao viver o mandamento do amor e o caminho da justiça, são fontes de amadurecimento e santificação" (GE 92).
