2ª Semana do Advento
San Juan Diego (1548); São Pedro Fourier, fundador (1640)
Is 40,1-11: Deus consola o seu povo
Sl 96: "Nosso Deus vem com poder"
Mt 18,12-14: O Pai que está nos céus não quer que nenhum destes pequeninos se perca
Que vos parece? Um homem possui cem ovelhas: uma delas se desgarra. Não deixa ele as noventa e nove na montanha, para ir buscar aquela que se desgarrou? E se a encontra, sente mais júbilo do que pelas noventa e nove que não se desgarraram. Assim é a vontade de vosso Pai Celeste, que não se perca um só destes pequeninos.
Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.
Comentário
Jesus apresenta uma parábola de amor cativante; um amor necessário para aliviar a indiferença que se respira em nossas sociedades. A realidade eclesial de muitos lugares nos levou a pensar que, porque estamos cuidando daquela "ovelha só", fiel e perseverante, ignoramos as noventa e nove que se afastaram ou partiram. Se a reação do pastor é sair em busca da mulher perdida, é isso que estamos perdendo hoje. Confortáveis e trancados nos templos, fugimos da missão e do compromisso de ser uma Igreja em saída. Jesus é um reflexo do coração compassivo do Pai, que sai ao nosso encontro e não espera que o procuremos. Esta parábola é um apelo à solidariedade ativa, à busca da renovação pastoral e eclesial. Como comunidades de discípulos, precisamos ativar o espírito missionário que nos leva às casas, às ruas, aos lugares públicos. Sejamos testemunhas do Deus da proximidade, da compaixão e da ternura.
Pensamento do dia:
"O mundo e a qualidade de vida dos mais pobres são cuidados, com um sentido de solidariedade que é, ao mesmo tempo, uma consciência de viver em uma casa comum que Deus nos emprestou" (LS 232).
