Edificados sobre os Apóstolos
«Ide por todo o mundo e anunciai o evangelho»
«Senhor meu, e Deus meu!»
Quinta-feira, 13ª Semana do Tempo Comum, São Tomás (século 1)
24 Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio.
25 Os outros discípulos contaram-lhe depois: "Vimos o Senhor!". Mas Tomé disse-lhes: "Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei."
26 Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: "A paz esteja convosco".
27 Depois disse a Tomé: "Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel".
28 Tomé respondeu: "Meu Senhor e meu Deus!"
29 Jesus lhe disse: "Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!"
Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.
Comentário
O Evangelho de João nos convida hoje a ter um olhar de fé, assumindo uma perspectiva que aprecia e que capta todas as ações e atitudes da realidade que amam e abraçam a vida. Trata-se de nos tornarmos pessoas muito mais positivas, capazes de construir o reino de Deus. Não apenas acreditar, mas tornar o mundo possível e demonstrar que se está presente, apesar do cansaço e da decepção. Diante da crise climática, da emergência migratória e das guerras contínuas, é urgente que, como humanidade, compartilhemos e tenhamos contato direto com a angústia, o tremor e o sofrimento daqueles que são vítimas diretas (LS 47). Os discípulos apresentaram a Tomé um grande desafio, acreditar em seu testemunho, acreditar e reconhecer que Jesus vive na comunidade. Apesar de pertencer a um mundo cada vez mais temeroso e incrédulo, com pouca abertura à linguagem e pensamento crítico, divergente e compassivo, ainda é possível localizar a dignidade e a bondade do ser humano e sua capacidade relacional com toda a criação.
Pensamento do dia:
"A fé é transmitida, mas por atração, isto é, pelo testemunho" (P. Francisco).