4º DOM T C
S. Brás (316); S. Ascário (865)
2Sm 18,9-10.14b.24-25a.30-19:3: "Absalão, meu filho, Absalão!»
Sl 86: "Inclina o ouvido, ó Senhor e ouve a minha prece
Mc 5,21-43: "Falo contigo: jovem, levanta-te"
Naquele tempo, aproximou-se de Jesus um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo. Quando viu Jesus, caiu a seus pés, 23 e pediu com insistência: "Minha filhinha está nas últimas. Vem e põe as mãos sobre ela, para que ela sare e viva!" 24 Jesus então o acompanhou. Uma numerosa multidão o seguia e o comprimia.
No meio do caminho, Jesus ainda curou uma mulher que há anos sofria de uma hemorragia, ao tocar em suas vestes. Jesus lhe disse: "Filha, a tua fé te curou. Vai em paz e fica curada dessa doença".
35 Ele estava ainda falando, quando chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, e disseram a Jairo: "Tua filha morreu. Por que ainda incomodar o mestre?" 36 Jesus ouviu a notícia e disse ao chefe da sinagoga: "Não tenhas medo. Basta ter fé!" 37 E não deixou que ninguém o acompanhasse, a não ser Pedro, Tiago e seu irmão João. 38 Quando chegaram à casa do chefe da sinagoga, Jesus viu a confusão e como estavam chorando e gritando. 39 Então, ele entrou e disse: "Por que essa confusão e esse choro? A criança não morreu, mas está dormindo". 40 Começaram então a caçoar dele. Mas, ele mandou que todos saíssem, menos o pai e a mãe da menina, e os três discípulos que o acompanhavam. Depois entraram no quarto onde estava a criança. 41 Jesus pegou na mão da menina e disse: "Talitá cum" — que quer dizer: "Menina, levanta-te!" 42 Ela levantou-se imediatamente e começou a andar, pois tinha doze anos. E todos ficaram admirados. 43 Ele recomendou com insistência que ninguém ficasse sabendo daquilo. E Jesus pediu que dessem alimento à menina.
Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.
Comentário
O Evangelho de hoje nos apresenta dois milagres entrelaçados: a cura de uma mulher com hemorragia e a ressurreição da filha de Jairo, chefe da sinagoga. Jairo se aproxima de Jesus com confiança: ele se prostra e implora por sua filha. Enquanto caminham, uma mulher doente toca na veste de Jesus com fé e fica curada. Ambos os milagres têm uma mensagem clara: a fé é fundamental para experimentar a nova vida que Jesus oferece. Tanto a mulher quanto a menina recebem a cura, e as palavras de Jesus a Jairo, "Não temas, apenas tenha fé", nos convidam a confiar nele, mesmo em meio às dificuldades. Hoje, lembremos que a fé em Jesus, não apenas cura, mas renova e dá esperança. E nós, deixamos que a fé em Jesus guie nossas vidas?
Pensamento do dia:
"É adequado ao jovem coração estar pronto para a mudança, poder se levantar novamente e deixar-se ensinar pela vida" (Cap. 12).