Diário Bíblica Portugués

2 de fevereiro de 2026

4º DOM T C 

Apresentação do Senhor

 

Mal 3:1-4: O mensageiro do Senhor está vindo

Sl 24: "O Senhor é o Rei da glória"

Hb 2,14-18: Ele tinha que ser como seus irmãos em todas as coisas          

Lc 2,22-40: Meus olhos viram o Salvador

Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. Conforme está escrito na Lei do Senhor: "Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor". Foram também oferecer o sacrifício: - um par de rolas ou dois pombinhos - como está ordenado na Lei do Senhor. Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso, e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor. Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: "Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel". 

Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.

 

Comentário

Hoje celebramos a Apresentação do Senhor, uma festa também conhecida como Candelária, a festa da luz. No Evangelho, Maria e José apresentam Jesus no templo, cumprindo a lei; lá Simeão, guiado pelo Espírito Santo, proclama Jesus Salvador e Luz das nações. Simeão sempre age sob a orientação do Espírito Santo, o mesmo que vai ungir Jesus. Essa criança, apresentada no templo, manifesta a força de Deus, trazendo esperança e alegria. Sua vida será uma jornada na qual Deus vai transformar e renovar a humanidade. Além disso, a profetisa Ana confirma com fé o que Simeão dissera: em Jesus a promessa de Deus está sendo cumprida e a libertação de seu povo está próxima. Hoje queremos, com Simeão e Ana, reconhecer Jesus como a luz que transforma nossas vidas.

 

Pensamento do dia:
"Jesus foi formado, ele se preparava para cumprir o projeto do Pai. Sua adolescência e juventude o orientaram para essa missão suprema" (Cap. 27).


© 2026 - DIARIO BÍBLICO, MICLA Misioneros Claretianos de América, Claret Publishing Group - Todos los derechos reservados - Aviso de Privacidad