Diário Bíblica Portugués

9 de fevereiro de 2026

5ª Sem T C 

Santa Escolástica (547)

 

1Reis 8,22-23.27-30: "Ouçam o apelo do vosso povo, Israel"

Sl 84: "Quão desejáveis são as vossas moradas, Senhor dos exércitos!"         

Mc 7,1-13: Eles negligenciam o mandamento de Deus em favor da tradição.

 

Naquele tempo, 1 os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. 2 Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado. . . .5 Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: "Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?" 6 Jesus respondeu: "Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: 'Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. 7 De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos'. 8 Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens". . . . Vós esvaziais a Palavra de Deus com a tradição que vós transmitis. E vós fazeis muitas outras coisas como estas". 

Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.

 

Comentário

O evangelho de Marcos coloca um dilema entre a tradição e o mandamento de Deus. Os discípulos de Jesus não cumprem um preceito de pureza externa, como fazer o ritual de lavar as mãos antes de comer, e isso desencadeia críticas. Jesus responde apontando para o coração: nosso relacionamento com Deus não depende de hábitos externos, mas do que carregamos dentro de nós. Não adianta ter as mãos limpas, mas um coração cheio de egoísmo, injustiça e ressentimento, tudo isto é muito mais sério. Jesus nos convida a priorizar o amor em vez das tradições, para que nossas ações brotem de um coração puro, não de um simples hábito. Nessa reflexão, surge uma pergunta-chave: Meu relacionamento com Deus é baseado no amor e na misericórdia, ou apenas no cumprimento de tradições? Lembremos que o essencial está sempre no coração ou vem sempre do coração.

 

Pensamento do dia:
"Alguns podem nos aplaudir porque parecemos especialistas em identificar pontos negativos e perigos. Mas qual seria o resultado dessa atitude? Cada vez mais distância, menos proximidade, menos ajuda mútua" (ChV 66).


© 2026 - DIARIO BÍBLICO, MICLA Misioneros Claretianos de América, Claret Publishing Group - Todos los derechos reservados - Aviso de Privacidad