2ª Semana da Quaresma
Stas. Perpétua e Felicidade (203); Sta. Maria Antônia de Paz y Figueroa (1799)
Miqueias 7,14-15, 18-20: Ele lançará todas as nossas ofensas nas profundezas do mar
Sl 102: "O Senhor é compassivo e misericordioso"
Lc 15,1-3, 11-32: "Este seu irmão estava morto e voltou à vida"
Naquela época, todos os cobradores de impostos e pecadores vieram ouvir Jesus. 2 Os fariseus e os escribas murmuravam: "Este homem recebe pecadores e come com eles". 3 Ele respondeu com a parábola: 11 Um homem tinha dois filhos. 12 O mais novo disse ao pai: "Pai, dá-me minha parte da herança". Ele dividiu os bens entre eles. 13 Poucos dias depois, o filho mais novo reuniu tudo e foi para um país distante, onde desperdiçou sua fortuna vivendo uma vida desordenada. 14 Quando gastou tudo, houve uma fome severa naquele país, e ele começou a sentir necessidade. 15 Ele foi se colocar a serviço de um proprietário de terras, que o enviou aos seus campos para cuidar dos porcos. 16 Ele queria encher o estômago com a comida que os porcos comiam, mas ninguém as dava a ele. 17 Então entrou em si e pensou: "Quantos servos contratados pelo meu pai têm pão com fartura enquanto eu estou morrendo de fome!?" 18 Irei à casa do meu pai e direi a ele: 'Pequei contra Deus e contra ti; 19 eu não sou mais digno de ser chamado de teu filho. Trate-me como um dos seus empregados'. 20 E ele partiu para a casa do pai. Ele ainda estava distante quando seu pai o viu e se emocionou com ternura. Correndo, ele se jogou no pescoço do filho e o beijou. 21 O filho lhe disse: "Pai, pequei contra Deus e contra ti, não sou mais digno de ser chamado teu filho.
Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.
Comentário
O evangelho nos mostra que a misericórdia de Deus pode transformar e renovar completamente o pecador que se volta para ele. Reflexão semelhante é feita pelo profeta Miqueias. Essa novidade vai além da experiência humana, onde, mesmo após a reconciliação, o ressentimento e a culpa podem permanecer. Mesmo que nos reconciliemos, esses sentimentos podem nos lembrar dos erros que nos separaram de Deus. Sem uma experiência autêntica de uma vida nova e do perdão, é difícil viver como verdadeiros filhos, irmãos e irmãs. Fraternidade e irmandade são valores que transcendem religiões, tornando-se uma aspiração universal. Esses sentimentos nascem do desejo humano de pertencer e de se relacionar, presente em todos os tipos de pessoas e grupos. No entanto, devemos estar atentos ao risco de nos isolar ou de viver fechados em nós mesmos, como em condomínio fechado. Portanto, abertura, tolerância e igualdade devem guiar nosso espírito. Acolhemos a novidade que Deus nos oferece todos os dias? Como cuidamos da relação entre irmãos e irmãs?
Pensamento do dia:
"Deus é amor que se transforma em misericórdia; Jesus busca os perdidos e, assim, desperta neles a decisão de retornar à casa do Pai" (Alexia Mariño, Colégio Claretiano de Lima, Peru).