1a Semana da Quaresma
S. Porfirio (420)
Ester 14,1.3-5.12-14: Não tenho outra ajuda além de ti, Senhor.
Sl 138: Quando te chamei, tu me ouviste, ó Senhor.
Mt 7,7-12: Quem pede, recebe.
Pedi e se vos dará. Buscai e achareis. Batei e vos será aberto. 8 Porque todo aquele que pede, recebe. Quem busca, acha. A quem bate, se lhe abrirá. 9 Quem dentre vós dará uma pedra a seu filho, se este lhe pedir pão? 10 E, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma serpente? 11 Se vós, pois, que sois maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celeste dará boas coisas aos que lhe pedirem. 12 Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles. Esta é a lei e os profetas.
Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.
Comentário
O mal se manifesta no pecado, e o pior de todos os pecados é a idolatria, como a oração de Ester aponta. Um ídolo é qualquer coisa que ocupa o lugar e que pertence apenas a Deus. Ídolos e seus cultos são abundantes em nossa sociedade; muitas vezes eles são normalizados e até promovidos como algo positivo. Diante do mal, o crente clama a Deus, confiando em sua bondade. Jesus, no Evangelho, nos revela um Deus Pai bondoso e nos deixa a "regra de ouro": tratar os outros como queremos ser tratados. Essa bondade não é teórica; vive-se fazendo o bem ao próximo. As coisas boas que pedimos a Deus muitas vezes vêm através dos outros. Hoje, vamos nos perguntar: Qual o bem que eu fazer a alguém que precisa?
Pensamento do dia:
"Somos todos filhos de Deus e devemos tratar-nos com respeito, ter atitudes positivas em relação ao próximo, como verdadeiros cristãos, seguindo o exemplo de Jesus" (Briseida Ribeck, Colégio Claretiano, Lima, Peru).