31º Domingo do Tempo Comum Semana do Tempo Comum
São Severo (303)
Rm 14,7-12: Na vida e na morte somos do Senhor
Sl 27: "Espero gozar da alegria do Senhor na terra da vida"
Lc 15,1-10: Haverá alegria no céu por um pecador convertido
Aproximavam-se de Jesus os publicanos e os pecadores para ouvi-lo. Os fariseus e os escribas murmuravam: Este homem recebe e come com pessoas de má vida! Então lhes propôs a seguinte parábola: Quem de vós que, tendo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-la? E depois de encontrá-la, a põe nos ombros, cheio de júbilo, e, voltando para casa, reúne os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Regozijai-vos comigo, achei a minha ovelha que se havia perdido. Digo-vos que assim haverá maior júbilo no céu por um só pecador que fizer penitência do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento. Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas e perdendo uma delas, não acende a lâmpada, varre a casa e a busca diligentemente, até encontrá-la? E tendo-a encontrado, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Regozijai-vos comigo, achei a dracma que tinha perdido. Digo-vos que haverá júbilo entre os anjos de Deus por um só pecador que se arrependa.
Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.
Comentário
Fofocar sobre aqueles que cometem erros ou vivem em uma situação de pecado era um mau hábito na época de Jesus. Infelizmente, essa disposição de julgar não desapareceu ainda hoje, especialmente, nos círculos religiosos e em nossas comunidades cristãs. A partir do rosto misericordioso de Deus e do seu profundo interesse em buscar, há sempre uma atenção no sentido de promover dinamismos de bom relacionamento nas nossas comunidades eclesiais. Cada pessoa é valiosa diante da compaixão de Deus. Mesmo para aqueles que não o amam e acreditam que não precisam Dele, Deus sempre espera paciente e incondicionalmente. Na confusão em que muitas pessoas tendem a caminhar e diante do vazio ou da falta de sentido que as domina, é bom conhecer pessoas ou espaços comunitários que não fecham as portas ao amor sincero. Precisamos promover o espírito da festa que valoriza os espaços de recuperação e reabilitação da vida. Aproveitemos as oportunidades que temos para ser uma Igreja em saída e para compartilhar o amor e a misericórdia de Deus.
Pensamento do dia:
"A conversão espiritual, a intensidade do amor a Deus e ao próximo, o zelo pela justiça e pela paz, o sentido evangélico dos pobres e da pobreza, são exigências que comprometem a todos" (EG 201).
