31º Domingo do Tempo Comum Semana do Tempo Comum
Santa Isabel e Zacarias (século I); São Guido Maria Conforti (1931)
Rm 13,8-10: Amar é cumprir toda a lei
Sl 112: «Bem-aventurados os que temem ao Senhor»
Lc 14,25-33: Devemos tomar a cruz e seguir Jesus
Naquela época, muita gente acompanhava Jesus. Voltando-se, disse-lhes: Se alguém vem a mim e não me ama mais que a seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos, suas irmãs e até a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E quem me segue e quer ser meu discípulo deve carregar a sua cruz e. Quem de vós, querendo fazer uma construção, não se senta antes para calcular os gastos que são necessários, a fim de ver se tem com que acabá-la? Para que, depois que tiver lançado os alicerces e não puder acabá-la, todos os que o virem não comecem a zombar dele, dizendo: Este homem principiou a edificar, mas não pode terminar. Ou qual é o rei que, estando para guerrear com outro rei, não se senta primeiro para considerar se com dez mil homens poderá enfrentar o que vem contra ele com vinte mil? De outra maneira, quando o outro ainda está longe, envia-lhe embaixadores para tratar da paz. Assim, pois, qualquer um de vós que não renuncia a tudo o que possui não pode ser meu discípulo.
Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.
Comentário
Jesus recorda três condições indispensáveis para cada pessoa que se entusiasma e quer assumir a causa do Reino. A primeira delas é colocar o amor de Deus no centro do coração como força que impulsiona, acima dos afetos e desejos humanos. Em segundo lugar, a "cruz" não pode ser ignorada, porque o dom generoso da vida nos ajuda a não seguir o caminho oposto. A terceira condição: renunciar à ganância, ao culto do ego e da idolatria. O evangelho também nos convida a meditar sobre como administramos o maior tesouro que possuímos, que é a vida. Como pessoas que creem, valorizamos o esse dom que nos é dado gratuitamente por Deus. Se não procuramos crescer na fé e na graça recebidas, certamente vai nos faltar forças para responder à dinâmica do amor gratuito. Você não pode ser discípulo apenas a partir de um entusiasmo inicial, precisamos agir com perseverança, mas também com sabedoria para avaliar nossa força. É preciso atenção, pois encontramos muitas tentações ao longo do caminho e a maior tentação é aquela que quer nos separar de Deus.
Pensamento do dia:
"Sabemos bem que a vida com Jesus se torna muito mais plena e que com Ele é mais fácil encontrar sentido em tudo. É por isso que evangelizamos" (EG 266).
