Evanglho: João 6, 22-29

Segunda-feira da Terceira Semana da Páscoa

 

Depois que Jesus saciara os cinco mil homens, seus discípulos o viram andando sobre o mar. 22 No dia seguinte, a multidão que tinha ficado do outro lado do mar constatou que havia só uma barca e que Jesus não tinha subido para ela com os discípulos, mas que eles tinham partido sozinhos. 23 Entretanto, tinham chegado outras barcas de Tiberíades, perto do lugar onde tinham comido o pão depois de o Senhor ter dado graças. 24 Quando a multidão viu que Jesus não estava ali, nem os seus discípulos, subiram às barcas e foram à procura de Jesus, em Cafarnaum. 25 Quando o encontraram no outro lado do mar, perguntaram-lhe: "Rabi, quando chegaste aqui?" 26 Jesus respondeu: "Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. 27 Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo". 28 Então perguntaram: "Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?" 29 Jesus respondeu: "A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou". Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.

 

Comentário

 

As pessoas estavam animadas porque Jesus havia multiplicado os pães, satisfeito sua fome e agora esperam que ele realize novos milagres. Não o procuram para aprender uma catequese ou para compreender a mensagem contida naquela refeição para a multidão. Dessa situação podemos aprender algumas lições: a partilha gratuita do que se tem, organizar reuniões comunitárias, não desperdiçar alimentos, promover a solidariedade com os necessitados, etc. Esses aprendizados precisavam ser interiorizados, aprendidos, e colocados em prática nos lugares onde predomina o individualismo. Mas as pessoas olham para Jesus, não para crescer, mas para satisfazer sua fome imediata, sem grandes implicações ou sem compromisso. Essa superficialidade e interesse em seguir Jesus vão servir como motivo para o longo discurso do Pão da Vida. Que a liturgia pascal continue a iluminar nossa doação e partilha de cada dia. Preparemos o nosso espírito, nossa mente e o nosso coração, para sermos fiéis continuadores do mandamento de Jesus. Procuremos aquele alimento, aquele pão que fortalece a vida e que não tem prazo de validade; aquele que vai estar sempre pronto para ser multiplicado em nossas mesas.

Pensamento do dia:
"Busque a Deus com um coração sincero; que essa busca não seja manchada com nossos interesses ideológicos ou instrumentais" (FT 274).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

El DIARIO BÍBLICO es un servicio desinteresado y no lucrativo que los Misioneros Claretianos de América hacen a la Nueva Evangelización, para las iglesias locales del Continente y de otras iglesias hispanoparlantes de más allá.

Esta es una publicación de © MICLA, que forma parte del grupo de Editores Claretianos Claret Publishing Group.
Bangalore • Barcelona • Buenos Aires • Chennai • Macao • Madrid • Manila • Santiago • São Paulo • Yaundé.

Diseño gráfico: e! Grupo Creativo, México.
www.egrupocreativo.com.mx

Programación: Experiencia Web, México.
www.experienciaweb.com.mx