Diário Bíblica Portugués

31 de Agosto de 2026

22 Semana do tempo comum

São Raimundo Nonato (1240)

1Cor 2,1-5: "Preguei-vos o Cristo "

Sl 119: "Como eu amo a tua vontade, Senhor!»

Lc 4,16-30: Nenhum profeta é aceito em sua terra natal

 

Naquele tempo, veio Jesus à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado, e levantou-se para fazer a leitura. Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa-Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor". Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante, e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. Então começou a dizer-lhes: "Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir". Todos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca.

E diziam: "Não é este o filho de José?" Jesus, porém, disse: "Sem dúvida, vós me repetireis o provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo. Faze também aqui, em tua terra, tudo o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum". E acrescentou: "Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. De fato, eu vos digo:

no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva que vivia em Sarepta, na Sidônia. E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio". Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. Levantaram-se e o expulsaram da cidade.

Levaram-no até ao alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.

Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.

 

Comentário

Nossas vidas diárias são animadas pelo Espírito Santo e pela Palavra. Espírito e Palavra que nos infundem a força e a sabedoria para enfrentar uma realidade que muitas vezes é hostil e excludente. Isso nos impulsiona a viver contra a maré, em uma cultura marcada pelo consumo e pela produtividade. Lucas nos mostra hoje que uma vida no Espírito é orientada para o cuidado da humanidade, especialmente dos mais vulneráveis, no amor fraterno e na comunidade. Ao ler Isaías, Jesus dá rosto e voz àqueles que muitas vezes são esquecidos, acolhendo pessoas de diferentes latitudes e culturas. Essa leitura nos convida a abrir nossos círculos de relacionamento e fé, a ter coragem de alcançar aqueles que normalmente estão fora do nosso mundo de interesse. Minha fé me permite quebrar preconceitos e limites?

Pensamento do dia:

"Deus não procura heróis, mas busca e aceita corações dispostos a amar e servir" (Alu8nos do Colégio Coração de Maria, Córdoba- Argentina).


© 2026 - DIARIO BÍBLICO, MICLA Misioneros Claretianos de América, Claret Publishing Group - Todos los derechos reservados - Aviso de Privacidad