Diário Bíblica Portugués

28 de Agosto de 2026

21 Semana do tempo comum

S. Agostinho – S. Junípero Serra (1784)

1Cor 1,17-25: Pregamos a Cristo crucificado

Sl 33: "A misericórdia do Senhor preenche a terra"

Mt 25,1-13: "O noivo vem, sai ao seu encontro» 

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: "O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes. As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. O noivo estava demorando e todas elas acabaram cochilando e dormindo. No meio da noite, ouviu-se um grito: 'O noivo está chegando. Ide ao seu encontro!' Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas. As imprevidentes disseram às previdentes: 'Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando'. As previdentes responderam: 'De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar aos vendedores'. Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: 'Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!' Ele, porém, respondeu: 'Em verdade eu vos digo: Não vos conheço!' Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia, nem a hora".

Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.

 

Comentário

O Evangelho de hoje nos convida a manter uma atitude vigilante e atenta como pessoas e como comunidade de fé, sempre pronta para construir juntos processos de vida, redes do bem, e fortalecer o tecido social com esperança no Senhor. A parábola das jovens tolas que não estavam prontas para receber o noivo nos lembra da importância de estar "provido" para a missão maior: receber o outro com amor, criar laços e cuidar dos outros. Em uma sociedade que nos empurra a cuidar apenas de nós mesmos, é fácil esquecer o senso comunitário da fé. As luzes de nossas vidas se apagam quando acreditamos que somos autossuficientes, nos isolando e perdendo de vista o chamado para construir em equipe, para trabalhar em projetos comuns. Estar atentos, como o noivo da parábola, implica viver com o desejo sincero de nos entregar e lutar todos os dias pelos valores e práticas que o Evangelho nos oferece, onde quer que estejamos.

Pensamento do dia:

"Esteja atento e preparado para as oportunidades e momentos importantes que a vida nos apresenta, sem nos distrair ou deixá-los passar" (Alunos do Colégio Coração de Maria, Córdoba- Argentina).


© 2026 - DIARIO BÍBLICO, MICLA Misioneros Claretianos de América, Claret Publishing Group - Todos los derechos reservados - Aviso de Privacidad