Primeira leitura: Isaías 7,10-14; 8,10
Salmo: 39(40),8a.9a
Fazer vossa vontade, meu Deus, é o que me agrada.
Segunda leitura: Hebreus 10,4-10
Evangelio: Lucas 1,26-38
Anunciação do Senhor (S.)
No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. Entrando, o anjo disse-lhe: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo”. Perturbou-se ela com essas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação. O anjo disse-lhe: “Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus”. [...] Maria perguntou ao anjo: “Como se fará isso, pois não conheço homem?” Respondeu-lhe o anjo: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso, o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus”. [...] Então disse Maria: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”. [...]
Comentário
A solenidade da Anunciação do Senhor celebra o grande mistério cristão da Encarnação do Verbo de Deus, presente no meio de nós. Sua celebração acontece sempre exatos nove meses antes do Natal. É a realização da profecia que anuncia a vinda de um Menino pelo ventre de uma virgem. Maria recebe a graça divina de ser a escolhida para ser a mãe de Jesus e portadora da proposta de salvação. Por isso, o “sim” de Maria permite que o Pai realize plenamente a aliança de amor com a humanidade pelo seu Filho Jesus Cristo. O anúncio acontece na Galileia, periférica. Ao receber a notícia do anjo, Maria era prometida a José, mas não habitava ainda com ele. Com a gravidez, obra do Espírito Santo, Maria é favorecida e prontamente responde positivamente. Seu “sim” à proposta de Deus é modelo de todo “sim” que dizemos a Deus.
Santos do dia: Edésio de Alexandria (mártir), Amâncio de Como (bispo), Concessa de Cartago (mártir), Dionísio de Corinto (bispo) e Frutuoso de Braga (monge, bispo).
São Frutuoso de Braga ou São Frutuoso de Dume foi um monge e bispo godo do século VII.