Primeira leitura: Atos 13,26-33
Salmo: 2, 7
Disse-me o Senhor: “Tu és meu filho, eu hoje te gerei”.
Evangelio: João 14,1-6
4ª SEMANA DA PÁSCOA
“Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fora assim, e eu vos teria dito; pois vou preparar-vos um lugar. Depois de ir e vos preparar um lugar, voltarei e vos tomarei comigo, para que, onde eu estou, também vós estejais. E vós conheceis o caminho para ir aonde vou.” Disse-lhe Tomé: “Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” Jesus lhe respondeu: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”.
Comentário
Com a notícia do êxodo de Jesus, os discípulos ficaram temerosos e preocupados. Jesus os tranquiliza, explicando que a sua morte não é o fim de tudo, mas que sua “marcha” terá êxito, como prevê a Escritura. Ele vai preparar um lugar para os seus, pois na casa do Pai, isto é, no lugar de convivência e comunidade de vida, próprio de família, é lugar dos filhos. As muitas moradas indicam a convivência familiar, com a presença de Deus. Jesus, o Filho de Deus, revela agora que o Pai está preocupado com seus outros filhos, que somos nós, e quer integrar-nos na família; para cada um ele tem um olhar especial. O lar ou comunidade onde seremos acolhidos será na casa de Deus, comunidade cristã: lá todos serão livres e igualmente filhos. A relação dos discípulos e da comunidade com Deus será no estilo familiar: todos serão irmãos de Jesus e Deus será um Pai para todos. A decisão de seguir Jesus dá ao seu seguidor um novo nascimento. Os discípulos, capacitados pelo dom do Espírito, aprendem a amar até às últimas consequências; este será o caminho apresentado por Jesus. Nos discípulos deverá manifestar-se o dom total de si como realização plena e presença do Deus da vida.
Santos do dia: Basileu de Amasea (bispo, mártir), Clarêncio de Viena (bispo), Cleto (papa), Lucídio de Verona (bispo), Marcelino (papa, mártir) e Pascásio Radberto (abade).
Pascásio Radberto foi teólogo carolíngio e abade em Corbie, uma pequena cidade localizada no norte da moderna França.