Primeira leitura: 1Pedro 5,5b-14
Salmo: 88(89),2a
Cantarei, eternamente, as bondades do Senhor.
Evangelio: Marcos 16,15-20
S. Marcos, Ev. (F.)
E disse-lhes: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. Estes milagres acompanharão os que crerem: expulsarão os demônios em meu nome, falarão novas línguas, manusearão serpentes e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal; imporão as mãos aos enfermos e eles ficarão curados”. Depois que o Senhor Jesus lhes falou, foi levado ao céu e está sentado à direita de Deus. Os discípulos partiram e pregaram por toda parte. O Senhor cooperava com eles e confirmava a sua palavra com os milagres que a acompanhavam.
Comentário
O Evangelho de Marcos ficou meio esquecido durante muito tempo por ter sido julgado um texto incompleto: não tinha o relato da infância de Jesus nem o sucinto relato da ressurreição, com o silêncio constrangedor das mulheres. O relato que vem a partir de Mc 16,9 teria sido um acréscimo posterior em forma de resumo. Inicialmente, a mensagem principal de Marcos era: Jesus ressuscitou e vocês o encontrem na Galileia. O texto de hoje faz parte desse acréscimo: os discípulos recebem a missão de pregar o Evangelho a todos. A aceitação é confirmada pelo batismo. Quem o aceita terá a vida totalmente transformada: com o poder da comunicação, o antídoto para toda forma de veneno e o poder de curar enfermidades. Os discípulos pregam o Evangelho e o Senhor colabora com eles, confirmando sua palavra e realizando milagres, a exemplo e em continuação do realizado pelo próprio Jesus em vida. É a missão de Jesus que continua através dos apóstolos. Nossa missão não é diferente: anunciar a alegria do Evangelho e viver o empenho por uma vida melhor para todos.
Outros santos do dia: Aniano de Alexandria (bispo), Ermínio de Lobbes (monge, bispo), Evódio, Hermógenes e Calisto (mártires de Niceia, na Bitínia) e Febádio de Agen (bispo).