Primeira leitura: Atos 12,24–13,5a
Salmo: 66(67),4
Que os povos vos louvem, ó Deus, que todos os povos vos glorifiquem.
Evangelio: João 12,44-50
4ª SEMANA DA PÁSCOA ou S. Fidélis de Sigmaringa, PresbMt. (MFac.)
Entretanto, Jesus exclamou em voz alta: “Aquele que crê em mim crê não em mim, mas naquele que me enviou; e aquele que me vê, vê aquele que me enviou. Eu vim como luz ao mundo; assim, todo aquele que crer em mim não ficará nas trevas. Se alguém ouve as minhas palavras e não as guarda, eu não o condenarei, porque não vim para condenar o mundo, mas para salvá-lo. Quem me despreza e não recebe as minhas palavras tem quem o julgue; a palavra que anunciei, essa o julgará no último dia. Em verdade, não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele mesmo me prescreveu o que devo dizer e o que devo ensinar. E sei que o seu mandamento é vida eterna. Portanto, o que digo, digo-o segundo me falou o Pai”.
Comentário
É a última vez que Jesus fala para todo o povo. Depois disso, vai falar somente nos interrogatórios. Jesus faz aqui um resumo de sua missão e deixa aos ouvintes a possibilidade de escolha. O grito de Jesus comporta: a sua missão divina e o conhecimento pessoal do Pai que o enviou; outro grito refere-se ao dom do Espírito que os discípulos haveriam de receber; o terceiro grito lembra sua missão divina e o mandamento do Pai, que significa vida definitiva pelo dom do Espírito, que, na sua “hora”, será comunicado a todos. A adesão a Jesus significa aderir ao Pai, porque se reconhece nele o Filho de Deus. Aceitar e aderir a Jesus significa aceitar o amor do Pai. Há uma unidade entre Jesus e o Pai: a pessoa e a atividade de Jesus explicam quem é Deus, pois o conhecimento de Deus passa por Jesus. A Lei do Antigo Testamento já não expressa quem é Deus. Agora temos em Jesus a manifestação plena da glória e do amor do Deus conosco.
Outros santos do dia: Alexandre e Companheiros (mártires de Lião), Deodato de Blois (abade) e Egberto de Rathemigisi (monge).
Fidélis de Sigmaringa ou Fiel de Sigmaringa foi um jurista e sacerdote católico, frade da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.