Primeira leitura:  Atos 15,7-21

Salmo: 95(96),3
Proclamai às nações a sua glória, a todos os povos as suas maravilhas.
Evangelio: João 15,9-11 ou apropr.: Mateus 10,22-25a 

S. Atanásio, BpDr. (M.)

 

“Como o Pai me ama, assim também eu vos amo. Perseverai no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, sereis constantes no meu amor, como também eu guardei os mandamentos de meu Pai e persisto no seu amor”. [...]

 

Comentário

 

Deus Pai ama o Filho, comunicando-lhe o Espírito, sua glória e seu amor fiel. Jesus ama seus discípulos da mesma forma: assim como existe amor entre ele e o Pai, Jesus também ama os seus, comunicando- lhes seu amor. Assim como Jesus permanece no amor de Deus Pai, ele também pede que os seus discípulos permaneçam no seu amor. É o amor que responde ao amor, isto é, ao Espírito recebido. A comunidade é o lugar do exercício desse amor, onde podem ser produzidos frutos de fraternidade e de vida plena. A permanência nesse amor fraterno expressa a existência do amor ao próprio Deus e sua presença em nossa vida. A fidelidade que Jesus vive em relação ao Pai é também pedida aos seus discípulos. Mas como saber se esse amor existe? Pelo cumprimento dos mandamentos, forma ideal de se manter em seu amor. E o amor se manifesta no compromisso e na solidariedade para com os membros da comunidade e, por extensão, a todos. O amor a Jesus se expressa no compromisso e na solidariedade para com os outros. Ele cumpre a missão recebida do Pai: salvar a humanidade, libertá-la da opressão da Lei, abrir os olhos dos que estão na escuridão do pecado, enfim, dar vida a quem carece dela. A recomendação de Jesus é a de que cumpramos os mandamentos. Assim como ele recebeu o Espírito da vida de Deus Pai, também quer que saibamos partilhar a vida que dele recebemos, e nossa alegria será plena, completa.

Outros santos do dia: Bertino, o Jovem (monge beneditino de Sithin), Exupério, Zoé, Ciríaco e Teódulo (mártires de Atalia).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

El DIARIO BÍBLICO es un servicio desinteresado y no lucrativo que los Misioneros Claretianos de América hacen a la Nueva Evangelización, para las iglesias locales del Continente y de otras iglesias hispanoparlantes de más allá.

Esta es una publicación de © MICLA, que forma parte del grupo de Editores Claretianos Claret Publishing Group.
Bangalore • Barcelona • Buenos Aires • Chennai • Macao • Madrid • Manila • Santiago • São Paulo • Yaundé.

Diseño gráfico: e! Grupo Creativo, México.
www.egrupocreativo.com.mx

Programación: Experiencia Web, México.
www.experienciaweb.com.mx