Primeira leitura: Atos 8,1b-8
Salmo: 65(66),1
Aclamai a Deus, toda a terra.
Evangelio: João 6,35-40
3a SEMANA DA PÁSCOA
Jesus replicou: “Eu sou o pão da vida: aquele que vem a mim não terá fome, e aquele que crê em mim jamais terá sede. Mas já vos disse: Vós me vedes e não credes [...]. Todo aquele que o Pai me dá virá a mim, e o que vem a mim não o lançarei fora. Pois desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a von- tade daquele que me enviou. Ora, esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não deixe perecer nenhum daqueles que me deu, mas que os ressuscite no último dia. Esta é a vontade de meu Pai: que todo aquele que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia”.
Comentário
Como entender que Jesus é o pão da vida? Assim como o pão não existe para si mesmo, mas para se transformar em alimento, ser consumido e saciar a fome, também a vida de Jesus é dom de amor, totalmente voltada para a doação. Ele é o pão oferecido por Deus Pai e que dá vida ao mundo. Quando nos alimentamos do pão material, voltamos a ter fome novamente, porque tem a marca da provisoriedade e não satisfaz plenamente a necessidade de vida; contudo, quem se alimenta do pão da vida que é Jesus, pela sua união com o Pai, fica totalmente satisfeito, pela vida plena e abundante que transmite. Para ter vida em Jesus é preciso aproximar-se dele, e, em sintonia com ele, não seremos lançados fora. Quem se aproxima de Jesus, fonte de vida, comida e bebida para o espírito, tem vida plena e ressurreição. Ser cristão implica guardar a Palavra e alimentar-se com o pão e a água da vida. Ser cristão é assumir de maneira efetiva o compromisso com a missão trazida por Jesus: implantar, emnosso meio, o Reino de Deus.
Santos do dia: Aniceto (papa, mártir), Pantagato de Viena (bispo), Potenciana (virgem da Espanha), Roberto de Chaise-Dieu (abade) e Vando de Fontenelle (abade).
A cruz não foi um tipo de condenação especial para Jesus. A morte na cruz era um castigo comum entre os romanos. Jesus foi crucificado entre os dois ladrões, com a diferença de que estes foram amarrados às suas cruzes e Jesus foi pregado.