Primeira leitura: Atos 6,8-15
Salmo: 118(119),1b
Felizes aqueles cuja vida é pura e seguem a Lei do Senhor.
Evangelio: João 6,22-29
3a SEMANA DA PÁSCOA
No dia seguinte, a multidão que tinha ficado do outro lado do mar percebeu que Jesus não tinha subido com seus discípulos na única barca que lá estava, mas que eles tinham partido sozinhos. Nesse meio-tempo, outras barcas chegaram de Tiberíades, perto do lugar onde tinham comido o pão, depois de o Senhor ter dado graças. E, reparando a multidão que nem Jesus nem os seus discípulos estavam ali, entrou nas barcas e foi até Cafarnaum à sua procura. Encontrando-o na outra margem do lago, perguntaram-lhe: “Mestre, quando che- gaste aqui?” Respondeu-lhes Jesus: “Em verdade, em verdade vos digo: buscais-me, não porque vistes os milagres, mas porque comestes dos pães e ficastes fartos. Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que dura até a vida eterna, que o Filho do Homem vos dará. Pois nela Deus Pai imprimiu o seu sinal”. Perguntaram-lhe: “Que faremos para praticar as obras de Deus?” Respondeu-lhes Jesus: “A obra de Deus é esta: que creiais naquele que ele enviou”.
Comentário
Enquanto os discípulos partem, o povo procura por Jesus, que não está mais do outro lado do lago. Em território pagão, o povo está entusiasmado, mesmo que seja para comer mais do pão que saciou a fome de todos. Em barcos, dirigem-se a Cafarnaum; no encontro, Jesus percebe a verdadeira intenção deles: continuar recebendo o pão que sacia a fome. Ele os convida a buscar o alimento superior, espiritual, que não perece. Esse perigo está presente em nossos dias também: viver em atitude de profunda fé; afinal, são tantos os benefícios que ela nos traz. Estamos acostumados a colocar um preço em tudo que recebemos ou doamos, enquanto na dinâmica de Deus somos convidados a viver a gratuidade.
Santos do dia: Crescêncio de Myra (mártir), Êutico de Ferentino (mártir), Huna da Alsácia (mãe de família) e José de Veuster (também conhecido como padre Damião de Molokai).
Tiberíades é uma das quatro cidades sagradas no judaísmo, junto com Jerusalém, Hebrom e Safed.