Primeira leitura: Atos 5,27-33
Salmo: 33(34),7a
Vede, este miserável clamou e o Senhor o ouviu.
Evangelio: João 3,31-36
S. Estanislau, BpMt. (M.)
[...] Aquele que vem da terra é terreno e fala de coisas terrenas. Aquele que vem do céu é superior a todos. Ele testemunha as coisas que viu e ouviu, mas ninguém recebe o seu testemunho. Aquele que recebe o seu testemunho confirma que Deus é verdadeiro. Com efeito, aquele que Deus enviou fala a linguagem de Deus, porque ele concede o Espírito sem medidas. O Pai ama o Filho e confiou-lhe todas as coisas. Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; quem não crê no Filho não verá a vida, mas sobre ele pesa a ira de Deus.
Comentário
Jesus fala de sua identidade em relação a outros enviados, anteriores a ele. Sua origem é divina, superior ao que é terreno. A diferença entre ambos é como a distância existente entre céu e terra. A mensagem comunicada é expressão da sua união com Deus Pai. Por sua procedência do céu, testemunha as coisas do céu e seu testemunho é verdadeiro. Em outro nível, quem testemunha sua palavra e sua mensagem, confirma que Deus é verdadeiro. A presença do Espírito Santo nele, expressão da unidade com o Pai, o faz agir em seu nome e, através dele, realiza seu projeto de amor pela humanidade. Entre o Pai e o Filho há unidade e sintonia perfeitas. A vida do Filho é uma extensão da vida do Pai. Tudo que o Pai quer realizar no mundo, ele o faz através do Filho. Quem crê no Filho tem vida plena, eterna, não projetada para o céu, mas para o aqui e agora. O texto mostra a presença da Trindade em ação: o Pai ama o Filho e confia tudo a ele, concede-lhe a plenitude do Espírito e envia-o. O Filho dá testemunho do que viu e ouviu. Nós temos duas possibilidades: ou acolhemos esse testemunho pela fé, e temos vida eterna, ou o recusamos e incorremos na condenação.
Outros santos do dia: Agérico de Tours (abade), Aido de Achad-Finglas (abade), Antipas de Pérgamo (bispo, mártir), Filipe de Gortyna (bispo) e Gema Galgani (virgem).