Diário Bíblica Portugués

10 de Abril de 2024

Primeira leitura:  Atos 5,17-26

Salmo: 33(34),7a
Vede, este miserável clamou e o Senhor o ouviu.
Evangelio: João 3,16-21

2ª SEMANA DA PÁSCOA

Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por ele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não crê no nome do Filho único de Deus. Ora, este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas do que a luz, pois as suas obras eram más. Porquanto todo aquele que faz o mal odeia a luz e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas aquele que pratica a verdade vem para a luz. Torna-se assim claro que as suas obras são feitas em Deus.

 

Comentário

 

O amor de Deus Pai pela humanidade, por meio de Jesus Cristo, é sem medida e sem limites; seu amor extremo levou-o a enviar seu Filho ao mundo. Aceitou e acolheu sua sorte adversa, confirmando sua missão, ressuscitando-o dos mortos. O plano de Deus é de vida e salvação. A primeira parte desse plano está realizada, agora resta a cada discípulo de Jesus acreditar para participar dessa vida plena. Quem rejeita a proposta de vida realizada em Jesus, não entra no caminho do Reino, e isso significa estar condenado. Jesus veio ao mundo como uma luz em meio às trevas; ele ilumina os passos de quem nele acredita e manifesta fé. Há uma relação entre luz e boas obras: toda boa obra é participação na luz que é Jesus Cristo. Quem ama a luz, realiza as obras de Deus. Quem não ama a luz, não realiza as obras de Deus e vive em trevas.

Santos do dia: Apolônio de Alexandria (presbítero, mártir), Bademo da Pérsia (abade, mártir), Beda, o Jovem (monge) e Ezequiel (profeta bíblico do Antigo Testamento).
A redação da Bíblia começou por volta do século XV a.C. e encerrou-se no fim do século I d.C. Esse é o motivo por que muitas passagens são difíceis de ser compreendidas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

El DIARIO BÍBLICO es un servicio desinteresado y no lucrativo que los Misioneros Claretianos de América hacen a la Nueva Evangelización, para las iglesias locales del Continente y de otras iglesias hispanoparlantes de más allá.

Esta es una publicación de © MICLA, que forma parte del grupo de Editores Claretianos Claret Publishing Group.
Bangalore • Barcelona • Buenos Aires • Chennai • Macao • Madrid • Manila • Santiago • São Paulo • Yaundé.

Diseño gráfico: e! Grupo Creativo, México.
www.egrupocreativo.com.mx

Programación: Experiencia Web, México.
www.experienciaweb.com.mx