Diário Bíblica Portugués

9 de Agosto de 2022

Primeira leitura: Ez 2,8-3,4: 
Ele fez-me comer o rolo, e era doce como mel em minha boca.
Salmo: Sl 118(119),14.24.72.103.11.131: 
R. Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!
Evangelio: Mt 18,1-5.10.12-14: 
Não desprezeis nenhum desses pequeninos.

Tema: Santa Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein), Virgem e Mártir (Memória facultativa)

Naquele tempo, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: "Quem é o maior no Reino dos Céus?" Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles e disse: "Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. Quem se faz pequeno como esta criança, este é o maior do Reino dos Céus. E quem recebe em meu nome uma criança como esta é a mim que recebe. Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus. Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu? Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos".

 

Comentário 

 

Mateus oferece um modelo narrativo e interpretativo – convidando-nos a “ser sábios como as serpentes e simples como as pombas” (10,16) – para nos apropriarmos do sentido existencial e ético da Boa Nova de Jesus: ser como meninos e meninas. Basicamente, a intenção do evangelista é que a comunidade estabeleça uma relação de confiança com Deus e aja pautada, antes de tudo, pela mansidão que aposta no estabelecimento de relações justas e pacíficas; e, em segundo lugar, pela humildade que nos leva ao reconhecimento mútuo e ao apreço pela vida que vai além da materialidade. Essas duas atitudes tornam-se o orçamento de entrada para a dinâmica do Reino de Deus que conduz e configura a vida de cada crente e comunidade. Em suma, o texto nos convida a não cair na traição estrutural da confiança em nós mesmos, nas outras pessoas e no próprio Deus. Você já teve a experiência de sair do seu caminho para ajudar alguém desinteressadamente?

Santo do Dia
S. Osvaldo da Nortúmbria
c. 605-642 ? rei e mártir ? \"Osvaldo? significa
\"aquele que venera e assiste os deuses? ou ainda aquele que
é misericordioso, protetor?

O rei e mártir irlandês S. Osvaldo viveu por volta de 605 e morreu em Maserfelth, em 642. Era casado com Cyneburga, filha de Cynegils, primeiro rei cristão de Wessex. Convertido à fé católica, conseguiu que um grupo de missionários, liderados por S. Aidan, evangelizasse o reino da Nortúmbria. Ele próprio procurava interpretar a palavra de Deus para seus soldados e capitães. Tombou no campo de batalha e, logo depois da morte, foi venerado pelo povo. Seu culto espalhou-se pela Alemanha e norte da Itália.

 

 

 

Related Articles

10 de Abril de 2022

9 de Abril de 2022

8 de Abril de 2022