Primeira leitura: Ez 37,21-28:
Farei deles uma nação única.
Salmo: Jr 31, 10. 11-12ab. 13 (R. Cf. 10d):
R. O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho.
Evangelio: Jo 11,45-56:
E também para reunir na unidade os filhos de Deus dispersos.
Naquele tempo: Muitos dos judeus que tinham ido à casa de Maria e viram o que Jesus fizera, creram nele. Alguns, porém, foram ter com os fariseus e contaram o que Jesus tinha feito. Então os sumos sacerdotes e os fariseus reuniram o Conselho e disseram: 'O que faremos? Este homem realiza muitos sinais. Se deixamos que ele continue assim, todos vão acreditar nele, e virão os romanos e destruirão o nosso Lugar Santo e a nossa nação.' Um deles, chamado Caifás, sumo sacerdote em função naquele ano, disse: 'Vós não entendeis nada. Não percebeis que é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira?' Caifás não falou isso por si mesmo. Sendo sumo sacerdote em função naquele ano, profetizou que Jesus iria morrer pela nação. E não só pela nação, mas também para reunir os filhos de Deus dispersos. A partir desse dia, as autoridades judaicas tomaram a decisão de matar Jesus. Por isso, Jesus não andava mais em público no meio dos judeus. Retirou-se para uma região perto do deserto, para a cidade chamada Efraim. Ali permaneceu com os seus discípulos. A Páscoa dos judeus estava próxima. Muita gente do campo tinha subido a Jerusalém para se purificar antes da Páscoa. Procuravam Jesus e, ao reunirem-se no Templo, comentavam entre si: 'O que vos parece? Será que ele não vem para a festa?'
Comentário
Referindo-se à morte de Jesus, Caifás profetizou que ele morreria “pela nação” e para “reunir os filhos de Deus dispersos”; e é que para “unir” e “reconciliar” algo é preciso “sacrificar”. Isso resume perfeitamente a missão de Jesus: unificar os povos divididos e separados por tanta injustiça. Os poderes deste mundo são claros em sua estratégia: "dividir e conquistar"; dividem os pobres para que lutem entre si ou para que concordem em aprovar projetos que causem danos ao ecossistema (megamineração ou monoculturas em grande escala). A Boa Nova, pelo contrário, é o sonho de Deus de dar vida a cada pessoa: em espaços familiares ou comunitários onde se pratica a liberdade, a solidariedade, a igualdade e a dignidade. Só assim ganham vida as palavras do profeta: "Transformarei a tua tristeza em alegria", esperando uma aliança não só com Deus, mas com a humanidade e com toda a criação. Com quem você pode fazer alianças a favor da vida?
Santo do Dia
S. Maria Cléofas
séc. I ? \"Maria? significa \"Amada?, \"Excelsa?
Maria de Clopas ou Cléofas foi testemunha ocular da morte de Jesus na cruz: \"Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena...? (Jo 19,25ss). Junto com suas companheiras também foi ao túmulo ungir o corpo de Jesus: \"Passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé compraram aromas para ungir Jesus. E, no primeiro dia da semana, foram muito cedo ao sepulcro, mal o sol havia despontado? (Mc 16,1ss).
Parente da Mãe de Jesus, pertencia ao grupo de mulheres que acompanhavam e serviam o Mestre. Há quem afirme que Alfeu Cléofas, seu marido, era irmão de José e pai de Judas Tadeu e de Simão, que mais tarde se tornariam bispos de Jerusalém. E teria sido também um dos discípulos de Emaús que reconheceram o Ressuscitado \"na fração do pão?. Dessa maneira S. Maria Cléofas foi mãe de três apóstolos, e é uma daquelas que anunciaram a ressurreição de Jesus (Lc 24,1-11; Jo 19,25).