Diário Bíblica Portugués

8 de Abril de 2022

Primeira leitura: Jr 20,10-13: 
Ele salvou das mãos dos malvados a vida do pobre.
Salmo: Sl 17, 2-3a. 3bc-4. 5-6. 7 (R. Cf. 7): 
R. Ao Senhor eu invoquei na minha angústia e ele escutou a minha voz.
Evangelio: Jo 10,31-42: 
Procuravam prender Jesus, mas ele escapou-lhes das mãos.

 

Naquele tempo: Os judeus pegaram pedras para apedrejar Jesus. E ele lhes disse: 'Por ordem do Pai, mostrei-vos muitas obras boas. Por qual delas me quereis apedrejar?' Os judeus responderam: 'Não queremos te apedrejar por causa das obras boas, mas por causa de blasfêmia, porque sendo apenas um homem, tu te fazes Deus!' Jesus disse: 'Acaso não está escrito na vossa Lei: 'Eu disse: vós sois deuses'? Ora, ninguém pode anular a Escritura: se a Lei chama deuses as pessoas às quais se dirigiu a palavra de Deus, por que então me acusais de blasfêmia, quando eu digo que sou Filho de Deus, eu a quem o Pai consagrou e enviou ao mundo? Se não faço as obras do meu Pai, não acrediteis em mim. Mas, se eu as faço, mesmo que não queirais acreditar em mim, acreditai nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai.' Outra vez procuravam prender Jesus, mas ele escapou das mãos deles. Jesus passou para o outro lado do Jordão, e foi para o lugar onde, antes, João tinha batizado. E permaneceu ali. Muitos foram ter com ele, e diziam: 'João não realizou nenhum sinal, mas tudo o que ele disse a respeito deste homem, é verdade.' E muitos, ali, acreditaram nele.

 

Comentário 

A vida de Jesus é um sinal em si, ele não precisa de obras ou sinais para provar sua identidade. Ele, em sua simplicidade e palavra sincera, oferece o melhor sinal de fé e esperança para os pobres, perseguidos e explorados, como vemos o que acontece com Jeremias. Pessoas rejeitadas e desconfortáveis, social ou religiosamente falando, são as primeiras no Reino de Deus. Isso confronta fortemente o pensamento legalista e moral judaico, para quem Deus só fica feliz quando obedecemos à lei. Daí a grandeza do Deus de Jesus que não condena, mas reabilita e dignifica o justo e o injusto. Ainda hoje, a vida dos defensores dos direitos humanos e da propriedade comum continua ameaçada, pois atrapalha quem acumula e entesoura. A profecia e a força dos empobrecidos não residem em serem bons ou não. Está no fato de que denunciam o sistema injusto em que vivemos. Como você pode se tornar mais livre contra o sistema predominante e ser mais solidário?

Santo do Dia
S. Dionísio
séc. II ? Bispo ? \"Dionísio? significa \"pertencente a Dionísio?, divindade cultuada na Grécia Antiga

Dionísio foi bispo de Corin to, em 170. Escreveu várias cartas pastorais que nos dão notícias da Igreja daquela época. Essas cartas falam da solidariedade que os cristãos de Roma anifestavam para com os irmãos necessitados do Oriente, ajudando-os com toda sorte de socorros. Assim conseguiam aliviar a indigência de muita gente e, em especial, dos irmãos de fé condenados às minas, fornecendo-lhes o necessário.

Em carta ao papa Sotero, S. Dionísio afirma:Sois, ó romanos, a providência de todos os indigentes, por tradição que vem dos vossos primeiros pais, e que presentemente o vosso bem-aventurado bispo Sotero não só mantém mais viva, fornecendo amplamente recursos aos santos e socorrendo os que chegam aí de longe, com dinheiro e com santas exortações de sábio e carinhoso pai. Tal era o respeito que devotava ao Bispo de Roma que ele fazia ler publicamente nas igrejas, aos domingos, as cartas pontifícias.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Related Articles

10 de Abril de 2022

9 de Abril de 2022

7 de Abril de 2022