Diário Bíblica Portugués

7 de Março de 2022

Primeira leitura: Lv 19,1-2.11-18: 
Julga teu próximo conforme a justiça.
Salmo: Sl 18, 8. 9. 10. 15 (R. Jo 6,63c): 
R. Ó Senhor, vossas palavras são espírito e vida!
Evangelio: Mt 25,31-46: 
Assentar-se-á em seu trono glorioso e separará uns dos outros.

Tema: Santas Perpétua e Felicidade, Mártires (Memória facultativa)

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: 'Vinde benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar'. Então os justos lhe perguntarão: 'Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede e te demos de beber? Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar?' Então o Rei lhes responderá: 'Em verdade eu vos digo, que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!' Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: 'Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não fostes me visitar'. E responderão também eles: 'Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, doente ou preso, e não te servimos?' Então o Rei lhes responderá: 'Em verdade eu vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!' Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna'.

 

Comentário

 

A santificação do nome de Deus sempre esteve ligada na Bíblia ao destino dos pequenos do povo. Divorciar a fé da vida cotidiana, reduzindo-a a espaços religiosos, tornou-nos indiferentes ao sofrimento e miséria de milhões de seres humanos. Vacinados contra as injustiças e as desigualdades, que já não nos comovem nem nos preocupam, não nos damos conta de que "tomar o nome de Deus em vão" é também ofender a dignidade dos seus pobres, sendo indiferentes ao seu destino. O evangelho não deixa dúvidas: na sua dignidade e na sua reivindicação estão em jogo não só o nosso nome de cristãos, mas também a nossa Salvação. A expectativa de vida dos pobres nos compromete. Que lugar os pobres ocupam em sua vida?

Santo do Dia
S. Perpétua e S. Felicidade
séc. III ? mártir ? \"Perpétua? quer dizer \"eterna?, \"perene? ?
É também o nome de uma flor ornamental


Casada com um rico senhor, aos 22 anos Perpétua foi lançada ao cárcere em Cartago, com seu filho de colo. Enquanto aguardava o julgamento, ela própria fez algumas anotações, as quais compõem as Atas da Paixão de Perpétua e Felicidade. Na tradição católica, Perpétua é sempre lembrada ao lado dos mártires Revocato, Felicidade, Saturnino e Secúndulo, os quais foram batizados na prisão por Saturo. No momento da provação, mantiveram-se unidos, confortando-se e animando-se mutuamente na fé. Nas Atas, Perpétua descreve a prisão como um local escuro, de calor insuportável, onde as pessoas ficavam amontoadas... Sabendo que Perpétua havia sido condenada às feras, o pai foi visitá-la. Abatido e cheio de tristeza, no desespero começou a arrancar as barbas e se jogou ao chão. Perpétua e Felicidade foram martirizadas no aniversário do imperador Geta. Primeiro foram expostas às chifradas de uma vaca furiosa e depois aos golpes errantes de um gladiador de mãos trêmulas...