Diário Bíblica Portugués

7 de Maio de 2022

Primeira leitura: At 9,31-42:
A Igreja consolidava-se e crescia em número com a ajuda do Espírito Santo.
Salmo: Sl 115, 12-13. 14-15. 16-17 (R. 12): 
R. Que poderei retribuir ao Senhor Deus, por tudo aquilo que ele fez em meu favor?
Evangelio: Jo 6,60-69: 
A quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna.

 

Naquele tempo: muitos dos discípulos de Jesus que o escutaram, disseram: 'Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?' Sabendo que seus discípulos estavam murmurando por causa disso mesmo, Jesus perguntou: 'Isto vos escandaliza? E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes? O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida. Mas entre vós há alguns que não creem'. Jesus sabia, desde o início, quem eram os que não tinham fé e quem havia de entregá-lo. E acrescentou: 'É por isso que vos disse: ninguém pode vir a mim a não ser que lhe seja concedido pelo Pai'. A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele. Então, Jesus disse aos doze: 'Vós também vos quereis ir embora?' Simão Pedro respondeu: 'A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus'.

 

Comentário 

O discurso sobre o pão, no capítulo 6 do Evangelho de João, é duro, radical e difícil: por isso muitos dos discípulos abandonam Jesus. No entanto, é central para a fé cristã, porque nos revela o espírito que deve guiar nossas vidas: o testemunho de Jesus. Hoje, a maioria dos cristãos são cristãos por tradição: vão à Igreja como quem vai ao supermercado para consumir um produto. A massificação do cristianismo significou também um rebaixamento do nível ou, melhor dizendo, um empenho generoso. É o que se define como “secularização”: a fé, para muitos batizados, não é mais o critério fundamental que orienta suas vidas, suas decisões, sua ética. Eles professam uma fé cristã, ou algumas práticas de piedade, mas vivem sem o Espírito. É necessária uma nova evangelização, para aquecer a "mornidão" da Igreja e a "distância" do compromisso transformador da realidade. Assumir a fé com responsabilidade encarnando o evangelho de Jesus é uma tarefa pendente para muitas comunidades. Seja evangelho vivo!

Santo do Dia
S. João de Beverley
séc. VIII ? bispo ? \"João? quer dizer \"Deus é misericordioso?


João de Beverley, bispo de Iorque, nasceu em Harpham, povoado de Yorkshire. Jovem ainda ingressou no mosteiro de Kent, dirigido pelo abade S. Adriano Cantorbery. Retornou ao país e ingressou na abadia de Whitby, governada por S. Hildo, onde se fez beneditino. Mesmo depois de ter sido bispo de Hexham, S. João de Beverley manteve-se fiel às práticas contemplativas, retirando-se para lugares em que pudesse ficar em silêncio e refazer suas forças espirituais. Ao morrer S. Bosa, foi feito bispo de Iorque e fundou o mosteiro de Beverley, para homens e mulheres. Idoso, renunciou o bispado em favor de S. Vilfrido e passou o resto da vida no silêncio do mosteiro de Beverley. Morreu no dia 7 de maio de 721. S. Beda, seu contemporâneo, em sua História eclesiástica, fala com unção da vida e das obras de S. João de Beverley, cujo culto não foi pequeno na Inglaterra católica.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Related Articles

10 de Abril de 2022

9 de Abril de 2022

8 de Abril de 2022