Diário Bíblica Portugués

6 de Maio de 2022

Primeira leitura: At 9,1-20:
Esse homem é o instrumento que escolhi para anunciar o meu nome aos pagãos.
Salmo: Sl 116, 1. 2 (R. Mc 16,15): 
R. Ide, por todo o mundo, e a todos pregai o Evangelho.
Evangelio: Jo 6,52-59: 
A minha carne é verdadeira comida e o meu sangue, verdadeira bebida.

 

Naquele tempo: Os judeus discutiam entre si, dizendo: 'Como é que ele pode dar a sua carne a comer?' Então Jesus disse: 'Em verdade, em verdade vos digo, se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue, verdadeira bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por causa do Pai, assim o que me come viverá por causa de mim. Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram. Eles morreram. Aquele que come este pão viverá para sempre.' Assim falou Jesus, ensinando na sinagoga em Cafarnaum.

 

Comentário 

A transformação da vida de Paulo tem algo extraordinário: ele nunca deixou de ser judeu. O curioso é que agora, a partir de Jesus, ele reinterpreta seus princípios e convicções. De perseguidor feroz dos cristãos, ele realizará uma síntese vital de sua idiossincrasia judaica, em vez de torná-lo um fanático, ele o abrirá ao amor universal. De carrasco, Paulo se torna crucificado: sua vida, doravante, totalmente dedicada ao anúncio da Boa Nova, abrirá o cristianismo fechado e temeroso. Paulo se alimenta do Corpo e do Sangue de Cristo, com tal profundidade, que renuncia a si mesmo para se deixar “abrasar” (queimar) por aquele amor. Este é o significado profundo do pão e do sangue eucarísticos com os quais recebemos a comunhão. Infelizmente reduzimos a Eucaristia a uma simples prática de piedade ou costume. Esperamos redescobrir seu significado profundo, para permitir que alimente e comprometa nossas vidas. A que Jesus te convida em cada Eucaristia da qual participas? «Eucaristia» a sua vida dando-a por amor!

Santo do Dia
S. Lúcio de Cirene
séc. I ? bispo ? \"Lúcio? quer dizer \"luzente?, \"iluminado?

Nos Atos dos Apóstolos, Lucas afirma que S. Lúcio atuava na comunidade cristã de Antioquia, juntamente com outros membros ativos, como Barnabé, Simeão, Manaém e Saulo (Atos 13,1ss). Era de Cirene, na Líbia, onde foi bispo, vivendo portanto nos primeiros tempos do cristianismo nascente. Segundo o Martirológio romano, entre os 22 santos com o nome Lúcio, Lúcio de Cirene é o mais antigo e também o mais desconhecido.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Related Articles

10 de Abril de 2022

9 de Abril de 2022

8 de Abril de 2022