Primeira leitura: 1Jo 5,5-13:
O Espírito, a água e o sangue.
Salmo: Sl 147(147B),12-13.14-15.19-20 (R. 12a):
Glorifica o Senhor, Jerusalém!
Evangelio: Mc 1,7-11:
Tu és meu filho amado, em ti ponho meu bem-querer.
Naquele tempo, João pregava, dizendo: "Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias. Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo". Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia, e foi batizado por João no rio Jordão. E logo, ao sair da água, viu o céu se abrindo, e o Espírito, como pomba, descer sobre ele. E do céu veio uma voz: "Tu és o meu Filho amado, em ti ponho meu bem-querer".
Comentário
Em muitas partes do mundo celebra-se hoje a festa da Epifania ou a visita dos reis magos ou sábios do oriente. Em outras partes a celebração será amanhã, domingo. Seja como for, estamos nos preparando. Para nós é fácil dizer que Jesus é o Filho de Deus. No entanto, para os Primeiros Seguidores do Senhor não era fácil. O evangelho de João, como os outros evangelhos, é resultado de longas etapas de pregação e de profundas meditações acerca de Cristo Jesus. Somente pelo discernimento pessoal e comunitário é que se vai aprofundando na mensagem, na natureza e na origem de Jesus. O convite é para que através do estudo do evangelho, da leitura orante da Palavra, da oração e do discernimento pessoal e comunitário se aprofunde tanto na mensagem como na práxis e na pessoa de Jesus. Oxalá não nos limitemos a repetir rotineiramente as doutrinas aprendidas na catequese. A melhor catequese e a melhor aprendizagem é a contemplação da pessoa do Mestre. Como você contempla o Senhor em sua vida pessoal e comunitária.
Santo do Dia
Epifania (Reis Magos)
\"Epifania? significa \"manifestação?.
Já no século IV, a Epifania, a festa da manifestação de Jesus como Messias de Israel, Filho de Deus e Salvador, era celebrada com grande fervor no Oriente. O ponto central da celebração é o batismo de Jesus (Mt 3,17) e os seus milagres nas bodas de Caná, circunstâncias em que sua filiação divina é manifesta. No Ocidente, a Epifania liga-se à festa dos Santos Reis, ou Reis Magos (Gaspar, Melquior, Baltazar), que, guiados por uma estrela, vão a Belém para adorar o Rei dos reis e oferecer-lhe ouro, incenso e mirra (Mt 2,2). Hoje somos convidados a descobrir as inumeráveis epifanias de Deus em nossa vida e na história.