Diário Bíblica Portugués

6 de Dezembro de 2022

Primeira leitura: Is 40,1-11: 
Deus consola o seu povo.
Salmo: Sl 95(96),1-2.3e10ac.11-12.13 (R. Is 40,9-10): 
Olhai e vede: o nosso Deus vem com poder!
Evangelio: Mt 18,12-14: 
Deus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos.

Tema: São Nicolau, bispo (Memória facultativa)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu? Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos".

 

Comentário

A voz dos profetas se levanta para clamar como Isaías fez: "Consolem, consolem meu povo!" É o grito que busca gerar preocupação diante da letargia em que caímos como sociedades humanas civilizadas. Não haveria eficácia da Palavra de Deus se ela não gerasse em nós sentimentos de compaixão e solidariedade para com quem sofre. Apesar da difícil situação vivida pelo povo de Israel exilado na Babilônia, em meio ao desespero a voz de Deus irrompe como uma presença amiga e confortadora. Acontecimentos e pessoas manifestam em meio à crise a ternura de Deus que "pega os cordeiros nos braços e faz as mães se deitarem". Que Deus retrata o evangelho à imagem do humilde pastor que arrisca sua vida para buscar a menor criatura. O Deus de Jesus tem aquele rosto paterno-maternal que nos olha com ternura e é capaz de tomar em suas mãos a nossa pequenez. Reflito com minha vida a presença do Deus que conforta?

Santo do Dia
S. Nicolau
Séc. III e IV ? \"Nicolau? significa \"vencedor do povo?.

Natural de Mira, atual Turquia, S. Nicolau ou S. Claus, como é conhecido pelos povos anglo-saxões, viveu entre 280 e 345. Os russos também o veneram e o têm como seu principal padroeiro. É um dos santos mais populares do mundo. Suas imagens são tão numerosas quantos às da Virgem Maria. Sem levar em consideração a sua representação como Papai Noel, amplamente divulgada por interesses comerciais, no tempo do Natal. É chamado S. Nicolau de Bari, porque quando a cidade de Mira caiu em poder dos turcos em 1807, 62 soldados partiram de Bari para resgatar os restos mortais do santo em poder dos turcos. Colocadas as suas relíquias na catedral de Bari, seu culto espalhou sobretudo pelas cidades marítimas italianas, que mantinham comércio com o Oriente. Numerosas são as lendas que se contam a seu respeito. Graças a sua intercessão, três moças se casaram, pois o Santo as socorreu, colocando pela janela do velho e miserável pai, em três noites seguidas, três bolsas de ouro. S. Nicolau é também o protetor das crianças, pois segundo a lenda ressuscitou três crianças assassinadas por um estalajadeiro e prestes a serem servidas aos hóspedes, entre eles o próprio Nicolau. Hoje, sob o manto de Papai No el , é o símbolo do amor, da bondade, da ternura em relação às crianças, especialmente os mais pobres.