Diário Bíblica Portugués

5 de Maio de 2022

Primeira leitura: At 8,26-40:
Aqui temos água. O que impede que eu seja batizado?
Salmo: Sl 65, 8-9. 16-17. 20 (R. 1):
R. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.
Evangelio: Jo 6,44-51:
Eu sou o pão vivo descido do céu.

 

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. Está escrito nos Profetas: 'Todos serão discípulos de Deus.' Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído, vem a mim. Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. Em verdade, em verdade vos digo, quem crê, possui a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá. Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo'.

 

Comentário 

Quando nos preparamos para um dia de aventura ou passeio, colocamos o essencial numa mala ou mochila: roupa adequada, água e algo para comer. Os antigos peregrinos levavam consigo um pão que durava vários dias: o viático, provisão para a viagem. Sucessivamente, o viático passou a significar a Eucaristia que era oferecida ao moribundo como alimento que o acompanharia no último caminho para Deus. No Evangelho de hoje, Jesus afirma ser aquele "pão da vida", não como o maná dos hebreus no deserto, que não satisfez sua fome de sentido e ainda assim morreram. Jesus, ao contrário, com sua morte redentora, permite que a comunidade discipular viva satisfeita nele. A comunhão na Eucaristia não é, portanto, um fato mágico, mas comunhão com a vida, o testemunho e o projeto libertador. Sois chamados a fazer da vossa vida uma Eucaristia viva, a ser outro "Cristo" para que a missão continue, agora, através de nós. Você sabe como ser o pão partido e repartido pelos outros?

Santo do Dia
S. Máximo de Jerusalém
séc. IV ? bispo ? \"Máximo? quer dizer \"o maior?, \"o de alta estatura?


Terceiro bispo de Jerusalém, S. Máximo foi o sucessor de S. Macário, que governou aquela Igreja por volta do ano 311. Preso e torturado com extremo requinte de crueldade: arrancaram-lhe um dos olhos e queimaram seus pés com ferro em brasas. Nesse estado deplorável, foi deportado para o trabalho forçado em minas. S. Máximo exerceu grande influência no Concílio de Nicéia (325). Convocou todos os bispos da Palestina para assistirem à sagração da grande basílica que o imperador Constantino havia mandado construir. Foi defensor e amigo de S. Atanásio, na luta contra o arianismo. Governou por 20 anos a Igreja de Jerusalém.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Related Articles

10 de Abril de 2022

9 de Abril de 2022

8 de Abril de 2022