Diário Bíblica Portugués

5 de Agosto de 2022

Primeira leitura: Na 2,1.3;3,1-3.6-7: 
Ai de ti, cidade sanguinária.
Salmo: Dt 32,35-41: 
R. Sou eu que tiro a vida, sou eu quem faz viver!
Evangelio: Mt 16,24-28: 
O que poderá alguém dar em troca de sua vida?

Tema: Dedicação da Basílica de Santa Maria Maior (Memória facultativa)

Naquele tempo, Jesus disse aos discípulos: Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga. Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la. De fato, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro mas perder a sua vida? Que poderá alguém dar em troca de sua vida? Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta. Em verdade vos digo: Alguns daqueles que estão aqui não morrerão antes de verem o Filho do Homem vindo com seu Reino.

 

Comentário 

 

A queda dos poderosos que se sentiam intocáveis ​​é sempre motivo de alegria para os fiéis que anseiam pela paz. Naum testemunha que o expansionismo imperial assírio chegou ao fim; um novo agressor, mais forte e mais bem armado, se impõe nos campos de batalha. Historicamente, uma sucessiva ascensão e queda bélica de reinos tem sido constante em nosso mundo. Até as últimas décadas, a paz alcançada pela guerra fria e o medo de catástrofes nucleares puseram fim a conflitos de proporções globais. Se aprendemos alguma coisa como humanidade, é que a guerra só deixa morte, ódio e miséria. É lamentável porque nem mesmo essas lições da história pararam a corrida armamentista. A palavra profética nos chama a tomar consciência de nossa própria violência. Vamos olhar ao nosso redor e verificar se algum de nossos relacionamentos está manchado pelo desejo de subjugar ou diminuir outras pessoas. Em que aspecto da nossa vida é urgente semear a paz? Nos sentimos ameaçados?

Santo do Dia
Nossa Senhora das Neves
séc IV

Patrício João, um rico senhor romano, e sua mulher não tinham filhos nem esperança de tê-los. Resolveram, então, de comum acordo, doar toda a sua fortuna a Nossa Senhora. Em sonhos, e ao mesmo tempo, a Virgem apareceu ao casal e ao papa Libério, pedindo que fossem ao Monte Esquilino, em Roma, e, no lugar que estivesse coberto de neve, edificassem uma igreja dedicada ao seu louvor. Embora fosse tempo de forte calor, encontraram o lugar coberto de neve, onde foi edificado o santuário de Nossa Senhora das Neves. É geralmente representada com o Menino Jesus nos braços, ambos com flores nas mãos e envoltos de nuvens e anjos. Outras vezes, segura o Menino Jesus nos braços e traz um cetro na mão.

 

 

 

 

 

Related Articles

10 de Abril de 2022

9 de Abril de 2022

8 de Abril de 2022