Diário Bíblica Portugués

4 de Maio de 2022

Primeira leitura: At 8, 1b-8: 
Iam por toda a parte, pregando a Palavra.
Salmo: Sl 65, 1-3a. 4-5. 6-7a (R.1):
R. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.
Evangelio: Jo 6,35-40:
Esta é a vontade do meu Pai: toda pessoa que vê o Filho tenha a vida eterna.

 

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 'Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede. Eu, porém, vos disse que vós me vistes, mas não acreditais. Todos os que o Pai me confia virão a mim, e quando vierem, não os afastarei. Pois eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia.'

 

 

Comentário 

O que alimenta nossa busca por felicidade, significado e espiritualidade? Há quem acredite que a felicidade está em possuir coisas ou ter fama ou sucesso. Mas, a felicidade não é encontrada no meramente externo. Para outras pessoas, a felicidade encontra-se no gozo do momento presente ou em sonhos de futuro demasiado grandes, por vezes inatingíveis e utópicos, que não se concretizam nem lhes custam a vida. Diante de tantos caminhos de aparente felicidade, Jesus se propõe como "pão" que sacia nossa fome de felicidade e sede de sentido. Este alimento é baseado na ética do cuidado integral da vida, baseado no respeito ao próximo e a todas as criaturas. Com Jesus como alimento, poderemos passar do egocentrismo ao biocentrismo; isso significa superar o individualismo e a ambição de quem se sente superior e tem o direito de monopolizar e destruir. A Igreja é chamada a promover relações mais respeitosas com o planeta e precisa do nosso compromisso. Atreva-se!

Santo do Dia
B. Zeferino Giménez Malla
1861-1936 ? leigo e mártir

Zeferino Giménez Malla foi o primeiro cigano a ser declarado bem-aventurado na história da Igreja. Natural de Fraga, Espanha, foi sempre fiel às tradições ciganas. Ganhou a vida como vendedor ambulante e, mais tarde, comerciante estimado e conhecido por todos com o apelido de El Pelé. Casou-se segundo o ritual cigano e mais tarde, segundo o rito católico, era amoroso e acolhedor, honesto em tudo o que fazia. Devoto da Virgem Maria, foi vicentino e membro da Ordem Terceira Franciscana. Mesmo analfabeto, dedicava-se com amor à catequese das crianças. Durante a guerra civil espanhola, em 1936, foi preso e fuzilado por defender publicamente um padre que era arrastado pelas ruas de Barbastro. Foi beatificado por João Paulo II, em 1997.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Related Articles

10 de Abril de 2022

9 de Abril de 2022

8 de Abril de 2022