Primeira leitura: 1Jo 3,7-10:
Ele não pode pecar, pois nasceu de Deus.
Salmo: Sl 97(98),1.7-8.9 (R. 3a):
R. Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.
Evangelio: Jo 1,35-42:
Encontramos o Messias.
Naquele tempo, João estava de novo com dois de seus discípulos e, vendo Jesus passar, disse: "Eis o Cordeiro de Deus!" Ouvindo essas palavras, os dois discípulos seguiram Jesus. Voltando-se para eles e vendo que o estavam seguindo, Jesus perguntou: "O que estais procurando?" Eles disseram: "Rabi (que quer dizer: Mestre), onde moras?" Jesus respondeu: "Vinde ver". Foram, pois, ver onde ele morava e, nesse dia, permaneceram com ele. Era por volta das quatro da tarde. André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram as palavras de João e seguiram Jesus. Ele foi encontrar primeiro seu irmão Simão e lhe disse: "Encontramos o Messias" (que quer dizer: Cristo). Então André conduziu Simão a Jesus. Jesus olhou bem para ele e disse: "Tu és Simão, filho de João; tu serás chamado Cefas" (que quer dizer: Pedra).
Comentário
Costumamos sempre recordar com alegria as experiências de encontro e de partilha. Recordo os acampamentos de jovens nos quais compartilhávamos experiências, aventuras, trabalhos e projetos. Rostos de pessoas ficam sempre gravados. A experiência do encontro, da relação interpessoal, da vivência e convivência são acontecimentos inesquecíveis em nossa vida. Algo parecido deve ter acontecido com os primeiros discípulos do Senhor. Enchem-se de curiosa inquietação frente à personalidade fascinante e atraente do Mestre até ao ponto de abandonarem seu antigo mestre João Batista para seguirem Jesus. E à pergunta 'Onde moras?', veio a resposta simples, mas sugestiva: venham e vejam. E ficaram com Ele todo aquele dia. O evangelho não conta o que Jesus fez com eles. Podemos supor que conversaram muito, apresentou-lhes sua proposta do Reino de Deus. E ficaram apaixonados pela proposta. Certamente compartilharam também o alimento. Esta experiência encheu-lhes o coração de luz e esperança a ponto de convidar a outros para o seu seguimento. Você já experimentou alguma vez o encontro íntimo e cálido com o Senhor Jesus? Como propiciar experiência de encontro em sua comunidade?
Santo do Dia
S. Elisabete Seton
1774-1821 ? fundadora ? \"Elisabete? significa \"aquela que
adora a Deus?, que tem a Deus como a \"plenitude da vida?
Elisabete Ann Bayley Seton tornou-se a primeira norte-americana a ser canonizada. Natural de Nova York, foi uma mulher encantadora, inteligente e culta, movida por profunda mística cristã. Reconhecida como personalidade religiosa marcante da época, era casada com um professor de anatomia, com quem teve cinco filhos. Após a morte do marido, em 1803, na Itália, sentiu-se tocada pela ternura e carinho de amigos católicos de Roma, decidindo tornar-se católica também. Em 1808, fundou em Baltimore a escola que originou uma pequena comunidade religiosa, dedicada ao amparo de crianças desamparadas. Nascia então a Congregação das Irmãs Americanas da Caridade. Lutando contra toda sorte de dificuldades de ordem financeira, preconceitos, isolamento social e a morte de duas filhas, conduziu com sabedoria sua comunidade, que logo se espalhou por todo o país. Foi canonizada em 1975.