Diário Bíblica Portugués

4 de Agosto de 2022

Primeira leitura: Jr 31,31-34: 
Concluirei uma nova aliança e não mais lembrarei o seu pecado.
Salmo: Sl 50(51),12-15.18-19. 
R. Ó Senhor, criai em mim um coração que seja puro!
Evangelio: Mt 16,13-23: 
Tu és Pedro. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus.

Tema: São João Maria Vianney, Presbítero (Memória)

Naquele tempo, Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou a seus discípulos: Quem dizem os homens ser o Filho do Homem? Eles responderam: Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; Outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas. Então Jesus lhes perguntou: E vós, quem dizeis que eu sou? Simão Pedro respondeu: Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo. Respondendo, Jesus lhe disse: Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus. Jesus, então, ordenou aos discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Messias. Jesus começou a mostrar aos seus discípulos que devia ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos mestres da Lei, e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia. Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo, dizendo: Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isto nunca te aconteça! Jesus, porém, voltou-se para Pedro, e disse: Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens!

 

Comentário 

 

A nova aliança prevista por Jeremías é um pacto que não necessitará de fiscais externos para fiscalizar o cumprimento das estipulações contratadas. Cada membro do povo agirá de acordo com o imperativo de consciência que vem de levar a Lei de Deus gravada em seu coração. O que Deus imprimiu dentro de cada crente é o selo de sua justiça e misericórdia. Essa pedagogia divina une os povos, promovendo a consciência comunitária e buscando o bem de todos igualmente. Quem se une a esta comunhão deve banir de seu coração todo poder e pretensão egoísta que o afaste da solidariedade universal. Pedro, com mentalidade triunfalista, pensa em libertar Jesus do sacrifício e da prova; Jesus lhes mostrará que o caminho para mudar o curso da história é a solidariedade com os condenados injustamente de todos os tempos. Onde notamos que o bem comum é adiado para interesses individuais? Apoie causas beneficentes; seja a presença do Deus justo e misericordioso!

Santo do Dia
S. João Maria Batista Vianney
1786-1859 ? presbítero ? \"João? significa \"o Senhor é misericordioso?.

Natural de Lião, França. Ao se decidir pelo sacerdócio, João Vianney esbarrou na dificuldade dos estudos, mas graças à oração e perseverança pôde superar a ignorância, que parecia invencível. Ordenado sacerdote (3/8/1815), exerceu o ministério sacerdotal no até então pobre e desconhecido povoado de Ars, formado por gente simples, indiferente da religião. Buscou na vida de penitência, oração e caridade a força para pregar e promover a renovação da vida cristã no lugarejo. Arrastado pelo exemplo do Cura de Ars, o povo, inicialmente descrente, começou a participar ativamente da vida paroquial, da liturgia, dos sacramentos e das iniciativas sociais. Além do dom da cura e do discernimento, tinha também o dom de ler o íntimo das pessoas. Sua fama logo ultrapassou os limites de Ars, atraindo milhares de pessoas que a ele acorriam para receber uma palavra de consolo.

 

 

Related Articles

10 de Abril de 2022

9 de Abril de 2022

8 de Abril de 2022