Diário Bíblica Portugués

31 de Março de 2023

Primeira leitura: Jr 20,10-13: 
O Senhor está ao meu lado como forte guerreiro.
Salmo: Sl 17(18),2-3a.3bc-4.5-6.7 (R. cf. 7): 
R. Ao Senhor eu invoquei na minha angústia e ele escutou a minha voz.
Evangelio: Jo 10,31-42: 
Procuravam prender Jesus, mas ele escapou-lhes das mãos.

Tema: 5º Domingo da Quaresma

Naquele tempo, os judeus pegaram pedras para apedrejar Jesus. E ele lhes disse: "Por ordem do Pai, mostrei-vos muitas obras boas. Por qual delas me quereis apedrejar?" Os judeus responderam: "Não queremos te apedrejar por causa das obras boas, mas por causa de blasfêmia, porque sendo apenas um homem, tu te fazes Deus!" Jesus disse: "Acaso não está escrito na vossa Lei: 'Eu disse: vós sois deuses'? Ora, ninguém pode anular a Escritura: se a Lei chama deuses as pessoas às quais se dirigiu a palavra de Deus, por que então me acusais de blasfêmia, quando eu digo que sou Filho de Deus, eu a quem o Pai consagrou e enviou ao mundo? Se não faço as obras do meu Pai, não acrediteis em mim. Mas, se eu as faço, mesmo que não queirais acreditar em mim, acreditai nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai". Outra vez procuravam prender Jesus, mas ele escapou das mãos deles. Jesus passou para o outro lado do Jordão, e foi para o lugar onde, antes, João tinha batizado. E permaneceu ali. Muitos foram ter com ele, e diziam: "João não realizou nenhum sinal, mas tudo o que ele disse a respeito deste homem, é verdade". E muitos, ali, acreditaram nele.

 

Comentário

A comunhão real e íntima de Jesus com Deus leva-o a exprimir-se livremente sem temer os seus adversários. A compaixão carinhosa que ele experimenta para com os mais vulneráveis, as curas, sua palavra amorosa, os lugares que ele viaja e habita, as escolhas que ele faz são inspiradas por aquele Deus a quem ele chama de "meu Pai". Os guardiões da religião, que pretendem respeitar o divino, questionam-no, incriminam-no, condenam-no. O perigo é ter um discurso que, ao invés de mostrar o amor e a misericórdia de Deus, nos torna escrupulosos e intolerantes. Lembremos que, por causa do nosso testemunho, muitas pessoas podem se aproximar ou se afastar da comunidade de fé. É bom lembrar o desafio que nós cristãos temos, em um mundo cada vez mais secularizado, de mostrar nossa fé com ações humanizadoras, e não com doutrinação. Em que lugares ou espaços você se sente convidado a testemunhar sua fé?

Santo do Dia
S. Benjamim
séc. V ? mártir ? \"Benjamim? quer dizer \"filho da felicidade?

Benjamim foi martirizado na perseguição de Sapor II, rei da Pérsia. Tal perseguição iniciou-se com a condenação à morte do bispo Abdias, que, num excesso de zelo, incendiara o templo do Fogo. Preso, foi jogado em um cárcere para que mudasse de ideia. Queriam que prometesse manter-se em silêncio e não mais importunar os magos e sacerdotes persas com sua pregação. Recusou-se a fazer tal juramento, dizendo que, agindo assim, incorreria nos castigos que o Mestre reservava aos servos infiéis. Foi libertado, mas, como continuasse irredutível na fé e pregação, prenderam-no de novo e o torturaram, submetendo-o ao suplício da empalação (c. 422).