Diário Bíblica Portugués

30 de Julho de 2022

Primeira leitura: Jr 26,11-16.24: 
Na verdade o Senhor enviou-me a vós para falar tudo isso a vossos ouvidos.
Salmo: Sl 68(69),15-16.30-31.33-34: 
R. No tempo favorável, escutai-me, ó Senhor!
Evangelio: Mt 14,1-12: 
Herodes mandou cortar a cabeça de João. Vieram os discípulos e foram contar tudo a Jesus

Tema: São Pedro Crisólogo, Bispo e Doutor da Igrreja (Memória facultativa)

Naquele tempo, a fama de Jesus chegou aos ouvidos do governador Herodes. Ele disse a seus servidores: É João Batista, que ressuscitou dos mortos; e, por isso, os poderes miraculosos atuam nele. De fato, Herodes tinha mandado prender João, amarrá-lo e colocá-lo na prisão, por causa de Herodíades, a mulher de seu irmão Filipe. Pois João tinha dito a Herodes: Não te é permitido tê-la como esposa. Herodes queria matar João, mas tinha medo do povo, que o considerava como profeta. Por ocasião do aniversário de Herodes, a filha de Herodíades dançou diante de todos, e agradou tanto a Herodes que ele prometeu, com juramento, dar a ela tudo o que pedisse. Instigada pela mãe, ela disse: Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista. O rei ficou triste, mas, por causa do juramento diante dos convidados, ordenou que atendessem o pedido dela. E mandou cortar a cabeça de João, no cárcere. Depois a cabeça foi trazida num prato, entregue à moça e esta a levou a sua mãe. Os discípulos de João foram buscar o corpo e o enterraram. Depois foram contar tudo a Jesus.

 

Comentário 

 

Jeremias é acusado de alta traição porque denuncia o que as autoridades civis e religiosas estão fazendo de errado, embora sua mensagem seja fiel à vontade de Deus para seu povo. São tempos difíceis para Jeremias; suas palavras proféticas perturbam os cálculos politicamente sábios de alguns e a irreligiosidade de outros. Diante da iminente execução do profeta, um amigo vem em seu socorro. Séculos depois e em circunstâncias semelhantes, o profeta João não sofrerá o mesmo destino. A identidade batismal do cristão tem em suas veias o DNA dos profetas, como demonstram os mártires e santos que, apegados à palavra de Deus, se opuseram ao absolutismo de reis e governos. Hoje, mais do que nunca, a palavra profética passa pelo cadinho do discernimento pessoal e comunitário que deve nos levar a rever nossos processos evangelizadores e nosso compromisso concreto com as causas que abraçam o Reino de Deus. Como você discerne a vontade de Deus em suas decisões diárias? Ore por uma Igreja profética e comprometida!

Santo do Dia
B. Eduardo Powell

c. 1478-1450 ? sacerdote ? "Eduardo? quer dizer "aquele que guarda as riquezas? Nasceu no País de Gales, em 1478. Doutor em teologia e escritor, foi um homem eminentemente sábio. Pregador renomado na coorte de Henrique VIII, acabou se opondo radicalmente à anulação do casamento de Henrique VIII com Catarina de Aragão. Não somente afirmava que nenhum príncipe podia romper o próprio contrato de casamento e que o poder espiritual da Igreja superava o poder temporal dos governantes, mas também denunciou publicamente o casamento do rei com Ana Bolena. Foi preso e levado à morte, juntamente com outros defensores da indissolubilidade do matrimônio, entre eles S. João Fisher e o bem-aventurado Ricardo Fetherston.

 

 

 

Related Articles

10 de Abril de 2022

9 de Abril de 2022

8 de Abril de 2022