Diário Bíblica Portugués

30 de Dezembro de 2022

Primeira leitura: Eclo 3,3-7.14-17a: 
Quem teme o Senhor, honra seus pais.
Salmo: Sl 127(128),1-2.3.4-5 (R. cf.1): 
Felizes os que temem o Senhor e trilham seus caminhos!
Segunda leitura: Cl 3,12-21: 
A vida da família no Senhor.
Evangelio: Mt 2,13-15.19-23: 
Levanta-te, pega o menino e sua mãe foge para o Egito.

Tema: SAGRADA FAMÍLIA, JESUS, MARIA E JOSÉ (Festa)

Depois que os magos partiram, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: "Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise! Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo". José levantou-se de noite, pegou o menino e sua mãe, e partiu para o Egito. Ali ficou até à morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: "Do Egito chamei o meu Filho". Quando Herodes morreu, o anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito, e lhe disse: "Levanta-te, pega o menino e sua mãe, e volta para a terra de Israel; pois aqueles que procuravam matar o menino já estão mortos". José levantou-se, pegou o menino e sua mãe, entrou na terra de Israel. Mas, quando soube que Arquelau reinava na Judeia, no lugar de seu pai Herodes, teve medo de ir para lá. Por isso, depois de receber um aviso em sonho, José retirou-se para a região da Galileia, e foi morar numa cidade chamada Nazaré. Isso aconteceu para se cumprir o que foi dito pelos profetas: "Ele será chamado Nazareno".

 

Comentário

O esvaziamento de Deus no ato criador nada mais foi do que a manifestação de seu amor. Contrário a este gesto de bondade divina é a deificação daqueles que abusam de tudo e de todos. A família de Nazaré, como tantas famílias de hoje, está ameaçada em sua totalidade pelas injustiças e desigualdades do sistema imperial. Particularmente, a criança camponesa de Nazaré é uma imagem do indefeso, vulnerável e violado em seus direitos fundamentais. Neste cenário difícil onde a vida de tantos inocentes está em perigo, somos convidados a cautela e esperança. Prudência de quem espera o momento certo para sair de estruturas que ameaçam a vida; esperança, que ilumina novos horizontes onde construir futuro. A paciência cristã não é ingênua e tampouco resignada. Enquanto a vida estiver ameaçada, o cristão não pode ficar de braços cruzados. Precisamos, com a ajuda de Deus, tornar-nos defensores da vida em todas as suas formas. Que iniciativas comunitárias você conhece que cuidam e defendem a vida? Ajunte-se!

Santo do Dia
S. Fulgêncio
467-532 ? bispo ? \"Fulgêncio? quer dizer \"aquele que é luzente,
luminoso?

Fulgêncio nasceu em Cartago, em 467. Influenciado por S. Agostinho, decidiu-se por uma vida mais simples, despojada de riquezas. Ordenado sacerdote, foi escolhido para bispo de Bizacena. Apavorado pela idéia, fugiu para o deserto e lá permaneceu até que todos os bispos fossem sagrados. Quando regressou, foi imediatamente consagrado bispo de Ruspe, pois o rei ariano, Trasmundo, havia exilado na Sardenha 59 bispos e, entre eles, S. Fulgêncio. Em 523, quando morreu o rei ariano, S. Fulgêncio e os bispos exilados puderam retornar a suas sedes episcopais. Por nove anos dirigiu o rebanho de sua diocese, adotando um estilo monástico de vida pessoal. Dedicou grande empenho à composição de obras doutrinais e pastorais. Tudo o que recebia ele doava aos pobres. Morreu em 532, em Ruspe, aos 65 anos de idade.