Diário Bíblica Portugués

30 de Agosto de 2023

Primeira leitura: 1Ts 2,9-13: 
Trabalhamos dia e noite; foi assim que vos anunciamos o evangelho de Deus.
Salmo: Sl 138(139),7-8.9-10.11-12ab (R. 1a): 
R. Senhor, vós me sondais e me conheceis!
Evangelio: Mt 23,27-32: 
Sois filhos dos assassinos dos profetas.

 

Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Sois semelhantes aos sepulcros caiados: por fora parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos, de cadáveres e de toda espécie de podridão. Assim também vós: por fora pareceis justos aos olhos dos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e de iniquidade. Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Edificais sepulcros aos profetas, adornais os monumentos dos justos e dizeis: Se tivéssemos vivido no tempo de nossos pais, não teríamos manchado nossas mãos como eles no sangue dos profetas. Testemunhais assim contra vós mesmos que sois de fato os filhos dos assassinos dos profetas. Acabai, pois, de encher a medida de vossos pais!

 

Comentário

 

Jesus continua recriminando a atitude daqueles que se movem apenas superficialmente. Somos convidados a refletir sobre nossas atitudes e ações na vida cotidiana e entender que quando nossa forma de agir não é coerente com nossas convicções, quando aparentamos o que não somos, quando buscamos mais o que é superficial e não tanto o essencial, parecemo-nos a esses sepulcros que enganam por sua aparência exterior, pois o que têm em seu interior é bem outra coisa. Paulo, por isso, nos convida a esforçar-nos por uma conversão sincera e profunda. Ele mesmo nos dá o exemplo de como fazer para conseguir uma vida digna. Que ao ler e meditar a Palavra do Senhor nos animemos a tomá-la não como palavra humana, mas divina, e assim produzamos frutos de coerência alegre em nossa vida e em nossas relações com os demais. Precisamos ser sal e luz do mundo. Na dimensão profunda do nosso ser é que encontraremos a Deus que nos espera. Que nossa renovação seja sincera e profunda.

Santo do Dia
B. Joana Jugan
1792-1879 ? fundadora ? \"Joana? deriva de \"João?, que significa
\"o Senhor é misericordioso?

Joana Jugan lembra a misericórdia de Deus para com os pobres. Fundadora das Irmãzinhas dos Pobres, em 1830, foi beatificada por João Paulo II, no dia 3 de outubro de 1982. Natural da França, nasceu em 1792 e morreu em 1879. Durante toda a vida, ela procurou identificar-se totalmente com os pobres e necessitados. Por ocasião de sua beatificação, João Paulo II afirmou: Na nossa época, o orgulho, a busca da eficiência e a tentação dos meios poderosos dominam facilmente o mundo e por vezes, infelizmente, a Igreja. Criam obstáculos à implantação do reino de Deus. Por isso a fisionomia espiritual de Joana é capaz de atrair os discípulos de Cristo e de lhes encher os corações de simplicidade e humildade, de esperança e de alegria evangélica, vindas de Deus e do esquecimento próprio (apud J. Leite,op. cit., vol. II, p. 524). Por ocasião de sua morte, havia cerca de 2.400 Irmãzinhas dos Pobres dedicadas ao serviço dos excluídos e a congregação espalhara-se por mais de dez países. Atualmente as irmãzinhas encontram-se presentes em mais de 30 nações, nos cinco continentes chegam a cerca de 5 mil religiosas no mundo.