Diário Bíblica Portugués

30 de Abril de 2022

Primeira leitura: At 6,1-7: 
Escolheram sete homens repletos do Espírito Santo.
Salmo: Sl 32, 1-2. 4-5. 18-19 (R.22): 
R. Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça da mesma forma que em vós nós esperamos!
Evangelio: Jo 6,16-21:
Enxergaram Jesus, andando sobre as águas.

Tema: São Pio V, Papa (Memória facultativa)

Ao cair da tarde, os discípulos desceram ao mar. Entraram na barca e foram em direção a Cafarnaum, do outro lado do mar. Já estava escuro, e Jesus ainda não tinha vindo ao encontro deles. Soprava um vento forte e o mar estava agitado. Os discípulos tinham remado mais ou menos cinco quilômetros, quando enxergaram Jesus, andando sobre as águas e aproximando-se da barca. E ficaram com medo. Mas Jesus disse: 'Sou eu. Não tenhais medo'. Quiseram, então, recolher Jesus na barca, mas imediatamente a barca chegou à margem para onde estavam indo.

 

 

Comentário 

Jesus, como o novo Moisés, é enviado por Deus para libertar o povo e conduzi-lo pelo deserto até a terra prometida. Com este paralelismo, o evangelista João envia uma mensagem clara à sua comunidade, que vive conflitos profundos: estão a caminho da libertação, como o povo de Israel no tempo de Moisés. Não há fome que comprometa este caminho, nem mar que não possa ser vencido: a presença de Moisés, no passado, e de Jesus, agora, são garantias de que as dificuldades não impedirão o processo de libertação. Hoje também enfrentamos dificuldades de todo tipo: injustiças sociais, preconceito, racismo, indiferença, guerras, corrupção, violência, exclusões, etc. Parece que o mal fala mais alto que o bem e que a ação dos cristãos é insuficiente ou fraca. A fé tem que nos levar a enfrentar os ventos contrários com paciência e firmeza. Deus sempre vai ao nosso lado e nos salva nas dificuldades, não sem elas. Acreditar nisso revigorará nossos passos. Oremos para sermos testemunhas e servidores corajosos!

Santo do Dia
S. Pio V
1504-1572 ? papa ? \"Pio? significa \"piedoso?

Pio V nasceu em Bosco Marengo, em Alexandria, ao norte da Itália, em 1504. Aos 14 anos, ingressou na Ordem Dominicana e, em 1528, ordenou-se sacerdote. A partir de 1556, começou a sua escalada rumo ao pontificado: bispo de Sutri e Nepi, cardeal, inquisidor do Santo Ofício, bispo de Mondovi e finalmente papa (1566-1572). Restaurou a disciplina eclesiástica, combateu a simonia e o nepotismo da Cúria Romana, fundou o Tribunal da Inquisição, organizou os arquivos do Vaticano, centralizou a administração eclesiástica em Roma. Em 1570, excomungou a rainha Elisabete I, da Inglaterra, procurando preservar a unidade da Igreja. Elaborou o Índice dos livros proibidos e impôs a censura sobre as publicações. Conduziu com energia a Reforma da Igreja, colocando em prática as decisões do Concílio de Trento. Trabalhou pela propagação da fé, incentivando as Cruzadas contra os mouros e promovendo a \"Liga Santa?, que desbaratou o poderio turco na batalha de Lépanto (1571). Mandou processar a revisão do catecismo, do breviário, do missal, fundou seminários, incentivou as missões. Sua ação se fez notar também em Roma com a restauração das Muralhas e o aqueduto da \"Acqua Vergine?, com a abertura de novas ruas, etc. Morreu no dia 1º de maio de 1572.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Related Articles

10 de Abril de 2022

9 de Abril de 2022

8 de Abril de 2022