Diário Bíblica Portugués

3 de Julho de 2022

Primeira leitura: At 12,1-11: 
Agora sei que o Senhor enviou o seu anjo para me libertar do poder de Herodes.
Salmo: Sl 33,2-9: 
R. De todos os temores me livrou o Senhor Deus.
Segunda leitura: 2Tm 4,6-8.17-18: 
Agora está reservada para mim a coroa da justiça.
Evangelio: Mt 16,13-19: 
Tu és Pedro e eu te darei as chaves do Reino dos Céus.

 Tema: SÃO PEDRO E SÃO PAULO, APÓSTOLOS (Solenidade)

Naquele tempo, Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: Quem dizem os homens ser o Filho do Homem? Eles responderam: Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas. Então Jesus lhes perguntou: E vós, quem dizeis que eu sou? Simão Pedro respondeu: Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo. Respondendo, Jesus lhe disse: Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus.

 

Comentário 

“E vós, quem dizeis que eu sou?” A pergunta queima os apóstolos e nós hoje. Porque a resposta implica uma posição fundamental sobre o sentido da vida. É por isso que esta pergunta nunca é respondida! “Tu és o Messias, o filho do Deus vivo”, Pedro se atreve a dizer. Talvez ele ainda esteja longe de entender o verdadeiro significado dessas palavras, mas acertou em cheio. E não por acaso, mas por uma longa descoberta que vem fazendo de Cristo e, sobretudo, por uma intuição que o supera: "Ninguém de carne e osso te revelou isso, senão meu Pai que está nos céus. " Pedro acredita, ainda cercado por uma grande escuridão. E Jesus exclama: você vai ser o fundamento, a rocha, a pedra fundamental da comunidade que nasce.

"Eu lhe darei as chaves do reino." Dar as chaves a uma criança é reconhecer que ela cresceu e é capaz de ser independente; é confiar-lhe uma responsabilidade. Essa chave é um poder e, portanto, um perigo. Mas ao longo de sua vida Jesus não parou de desmistificar o poder humano. Porque não há dúvida de que há uma clara tendência a monopolizá-lo, torná-lo propriedade pessoal, erigir-se absolutamente.

Mas as chaves, antes de serem um poder, são um serviço confiável. Essas chaves não são apenas para Pedro. "Ouso dizer, afirma Santo Agostinho, que todos nós temos essas chaves". Jesus nos oferece o universo com “as chaves”. Cabe a nós abrir.

A figura do Apóstolo Pedro logo ganhou um lugar importante nas primeiras comunidades. Seguir Jesus e sentir Deus como Pai são a chave para realizar uma nova missão em sua vida: liderar, como Jesus fez, as comunidades; inclusive dando a vida por elas. Assim, tornou-se uma coluna sólida para a Igreja e um modelo de liderança eclesial.

Da mesma forma o apóstolo Paulo: sua luta para abrir o cristianismo nascente a novas culturas e formas de pensar é admirável, para que todos tenham a experiência alegre de Deus Pai e daí vivam como verdadeiros irmãos e irmãs. Sua luta não permitiu que o cristianismo permanecesse apenas mais um grupo judaico, mas sim, também com suas reflexões teológicas, ajudou a construir nossa identidade sempre nova. O que Pedro e Paulo me ensinam no meu seguimento de Jesus?

Oração
Senhor, nós te agradecemos por poder celebrar a festa de São Pedro e São Paulo neste dia. Agradecemos pelo testemunho de sua vida, sua fé e seu trabalho, que são um estímulo para cada um de nós. Pedimos-te que nos ajudes a ter um coração generoso, disposto a testemunhar-Te com o nosso comportamento. Concede-nos também, Senhor, que sejamos uma comunidade próxima daqueles que sofrem por causa de sua fé. Amém.

Santo do Dia
S. Tomé, Apóstolo

séc. I ? apóstolo ? "Tomé? significa "gêmeo? Pouco se sabe sobre S. Tomé, a não ser o referido no Novo Testamento (Mt 10,3; Mc 3,18; Lc 6,15; At 1,13). A incredulidade demonstrada por ele diante da notícia de que Jesus havia ressuscitado tornou-se proverbial até hoje. É o que muita gente diz: \"Sou como S. Tomé, só acredito vendo?. S. Gregório Magno, entretanto, afirma que a incredulidade de Tomé foi mais proveitosa para a nossa fé do que a fé dos discípulos que acreditaram logo. Pois, enquanto ele é reconduzido à fé porque pôde apalpar, o nosso espírito, pondo de lado toda dúvida, confirma-se na fé. Deste modo, o discípulo que duvidou e apalpou tornou-se testemunha da verdade da ressurreição? (Liturgia das horas, v. III. São Paulo, Ave-Maria, Paulinas, Paulus, Vozes, 1996, p. 1405). Segundo a tradição, pregou o evangelho na Síria, Pérsia, Índia, sofrendo o martírio em Calamina.

 

 

 

 

 

 

Related Articles

10 de Abril de 2022

9 de Abril de 2022

8 de Abril de 2022