Diário Bíblica Portugués

29 de Setembro de 2022

Primeira leitura: Dn 7,9-10.13-14: 
Serviam-no milhares de milhares.
Salmo: Sl 137(138),1-2a.2bc-3.4-5 (R. 1c): 
Perante os vossos anjos vou cantar-vos, ó Senhor!
Evangelio: Jo 1,47-51: 
Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.

Tema: São Miguel, São Gabriel e São Rafael, arcanjos (Festa)

Naquele tempo, Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: "Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade". Natanael perguntou: "De onde me conheces?" Jesus respondeu: "Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi". Natanael respondeu: "Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel". Jesus disse: "Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!" E Jesus continuou: "Em verdade, em verdade, eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem".

 

Comentário 

Lucas mostra muitas vezes a intervenção dos anjos na origem da Igreja porque, com a vinda de Cristo, a humanidade entrou na era definitiva em que Deus está próximo do homem e o céu está unido à terra. São enviados por Deus, seus espíritos servidores, com a missão de auxiliar aqueles que herdarão a Salvação. A nossa “ação de graças”, a Eucaristia, é uma concelebração em que nos unimos aos anjos no tríplice canto de “Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus do Universo”. Esta festa recorda a proximidade de Deus enviando-nos o Anjo por excelência, Cristo Jesus, mas também com os anjos que, cumprindo a sua vontade, nos ajudam no nosso caminho. E, ao mesmo tempo, nos estimula a imitá-los em suas atitudes de louvor a Deus, servindo aos irmãos. Você já considerou que seu testemunho e serviço generoso aos outros o manifestam como um anjo, um enviado do Senhor?

Santo do Dia
S. Miguel, S. Gabriel e S. Rafael, Arcanjos
\"Anjo? quer dizer \"mensageiro? de Deus

\"Quem como Deus? é Miguel (Dn 10,13), o defensor e opositor do mal, o defensor das decisões divinas. Miguel geralmente é representado como um jovem guerreiro alado, sobre nuvens. Além da lança, espada e estandarte, traz uma balança, símbolo da justiça de Deus. Gabriel (= minha força é Deus?) é aquele que anuncia o surgimento de um tempo novo (kairós) com o nascimento de João Batista e do Messias Jesus. É, pois, aquele que traz a boa notícia do Emanuel Deus-conosco. Rafael (= a medicina de Deus) é aquele que conhece todos os caminhos e guia Tobias em sua viagem (Tb 5,17ss). É o patrono dos viajantes e peregrinos.

 

 

 

 

 

Related Articles

10 de Abril de 2022

9 de Abril de 2022

8 de Abril de 2022