Diário Bíblica Portugués

29 de Novembro de 2022

Primeira leitura: Is 11,1-10: 
Sobre ele repousará o Espírito do Senhor.
Salmo: Sl 71(72),1-2.7-8.12-13.17 (R. cf. 7): 
R. Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre.
Evangelio: Lc 10,21-24: 
Jesus exulta no Espírito Santo.

 

Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: "Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar". Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: "Felizes os olhos que veem o que vós vedes! Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir".

Comentário

Jesus exulta de alegria e louva o Pai que se revela aos simples. Ele é a descendência do "tronco de Jessé" sobre o qual o profeta Isaías viu o Espírito do Senhor repousar. Em Jesus realiza-se a promessa de Deus, que se sintetiza com o dom do Espírito, força para os fracos e tímidos. Movido por esse Espírito, derramado sobre ele de forma plena, Jesus realiza sua obra libertadora que prioriza a vida mais vulnerável, a dos empobrecidos e excluídos. Jesus reconhece a verdade da sua vocação através da fé dos pequeninos, daqueles que, com coração humilde e agradecido, abraçaram a boa nova do Reino. Também nós somos chamados a tomar consciência do que Deus faz para nos salvar e libertar. O Advento nos dá a graça do olhar e da escuta que nos faz participar da realização do Reino de Deus. Que gestos posso ter que geram alegria e esperança? Solidarize-se e seja a presença de Deus!

Santo do Dia
B. Dionísio da Natividade e Redento da Cruz
Séc. XVII ? \"Dionísio? significa \"pertencente a Dionísio?,
divindade cultuada na Grécia Antiga

Dionísio da Natividade nasceu em 1600, na Bélgica. Seu nome de batismo era Pedro Berthelot. Serviu por muito tempo o rei de Portugal como cosmógrafo e piloto-mor. Em 1635, ingressou na Ordem dos Carmelitas, emitindo em 1636 os votos religiosos. Em 1638 foi ordenado sacerdote. Nesse mesmo ano partiu com o co-irmão Redento da Cruz para Achém, norte da Samatra. Aprisionada pelos mouros, a tripulação do navio foi toda morta, com exceção do embaixador português que, após cumprir 3 anos de cativeiro, retornou a Goa. Ele próprio relatou, em 1643, à Santa Sé, o martírio dos frades carmelitas.