Diário Bíblica Portugués

29 de Junho de 2022

Primeira leitura: Am 5,14-15.21-24: 
Livra-me da balbúrdia dos teus cantos; que a justiça seja abundante como água.
Salmo: Sl 49(50),7.8-9.10-11.12-13.16bc-17 (R. 23b): 
A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
Evangelio: Mt 8,28-34: 
Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?

Livra-me da balbúrdia dos teus cantos; que a justiça seja abundante como água.

Tendo Jesus chegado à outra margem, à região dos gadarenos, vieram ao seu encontro dois possessos, que habitavam nos sepulcros. Eram tão ferozes que ninguém podia passar por aquele caminho. Vendo-o, disseram em alta voz: ?Que tens a ver conosco, Filho de Deus? Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo?? Ora, andava a pouca distância dali, a pastar, uma grande vara de porcos. E os demónios pediram-lhe: ?Se nos expulsas, manda-nos para a vara de porcos?. Disse-lhes Jesus: ?Ide!? Então, eles, saindo, entraram nos porcos, que se despenharam por um precipício, no mar, e morreram nas águas. Os guardas fugiram e, indo à cidade, contaram tudo o que se tinha passado com os possessos. Toda a cidade saiu ao encontro de Jesus e, vendo-o, rogaram-lhe que se retirasse daquela região.

 

 

Comentário 

O maior desejo do inimigo de Deus é fazer com que os seus filhos rejeitem o seu Criador. Por isso ele os persegue. No entanto, Jesus veio à terra para nos salvar e nos libertar do mal que é o demônio com toda a sua carta prepotente e violenta. Os espíritos maus ainda hoje nos atormentam fazendo com que sejamos pessoas iradas, rebeldes, idólatras, materialistas, impacientes, murmuradoras, intolerantes, medrosas, arrogantes e, às vezes, tão violentas que podemos ser comparados com verdadeiras “feras”. Jesus, porém, nos liberta do mal para que possamos voltar para o caminho do bem e retomar a nossa dignidade de filhos e filhas de Deus.

Neste evangelho Jesus expulsou o demônio de dois homens que saíram dos túmulos e os mandou para a manada de porcos. Nós, também, às vezes, até inadvertidamente deixamo-nos apossar pelas obras do maligno, no entanto, temos consciência de que Jesus já o derrotou quando venceu a morte que é a consequência do pecado. O inimigo sabe que já foi vencido por Jesus, mas mesmo assim continua explorando o ser humano. Na história do Evangelho, os próprios endemoniados gritaram reconhecendo Jesus como Filho de Deus replicando: “O que tens a ver conosco, Filho de Deus? Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo? Se tivermos consciência de que Jesus já venceu a morte e que já nos deu a vida eterna, não cairemos nas malhas dos inimigos. Algumas vezes a libertação nos trará consequências de perdas, de despojamento... por isso também não queremos sacrificar os bens que possuímos em troca da salvação da nossa alma. Preferimos muitas vezes a prisão, a violência e o pecado para podermos ter uma vida mais próspera. Por isso o povo daquela cidade pediu que Jesus se afastasse.

– Você é uma pessoa influenciada e atraída para as coisas mundanas – Você seria capaz de recusar alguma coisa muito importante para se livrar do pecado que o prende? – De que você precisa ser libertado?

Santo do Dia
S. Pedro, Príncipe dos apóstolos
séc. I ? apóstolo e papa ? \"Pedro? significa \"pedra?, \"rocha? ? Dia do Papa

Originário da Galiléia (Mt 4,18-22), Pedro era um pescador de Cafarnaum (Mt 8,14) que aceitou o convite de Jesus para segui-lo e ocupou uma posição especial no grupo dos discípulos (Mt 14,28.33; Jo 13,6-9) assumindo a liderança na primeira comunidade cristã de Jerusalém (At 1-12). Porta-voz dos discípulos em Pentecostes (At 2) e no episódio de Ananias e Safira (At 5, 1-11), foi o primeiro discípulo a pregar o evangelho aos gentios (At 10) e o próprio Paulo o distingue dos demais como testemunha da ressurreição (1Cor 15,5). Segundo a tradição, tornou-se bispo de Roma e ali sofreu o martírio. Foi o primeiro papa da história da Igreja, o primeiro a confessar que Jesus era o Messias, o Filho do Deus vivo (Lc 9,20). A ele são atribuídas duas cartas católicas (1Pd e 2Pd).

 

 

 

 

 

 

 

Related Articles

10 de Abril de 2022

9 de Abril de 2022

8 de Abril de 2022