Diário Bíblica Portugués

29 de Julho de 2022

Primeira leitura: 1Jo 4,7-16: 
Se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece conosco.
Salmo: Sl 33(34),2-3.4-5.6-7.8-9.10-11: R: 
Provai e vede quão suave é o Senhor!
Evangelio: Jo 11,19-27: 
Eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho do Deus vivo.

Tema: Santos Marta, Maria e Lázaro (Memória)

Naquele tempo, muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa. Então Marta disse a Jesus: 'Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá'. Respondeu-lhe Jesus: 'Teu irmão ressuscitará'. Disse Marta: 'Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia'. Então Jesus disse: 'Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto? Respondeu ela: 'Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo'.

 

Comentário 

 

A Igreja celebra Marta de Betânia junto com Maria e Lázaro, seus irmãos; ela aparece nas tradições do Evangelho de São João em histórias que levam à glorificação de Jesus. Marta significa "senhora". Atenta à presença do Mestre, foi uma discípula exemplar. Numa delicada censura pela morte do irmão, Jesus a convida a abrir o olhar para o horizonte de Deus. Ela concorda em deixar seu coração inquieto nas mãos de Jesus, dá um salto de fé e se entrega a essa promessa de vida duradoura além da morte. Marta é uma porta-voz feminina da fé em Cristo Ressuscitado. Mulher de família que teve que lutar e sofrer os contratempos da vida, fez tudo o que pôde para manter esse vínculo de unidade entre irmãos, desafiando a própria morte. Ela é irmã daquele exército de mães, filhas e irmãs do nosso povo que resgatam inúmeras vidas com suas lágrimas e sacrifícios. O que você faz para dar vida a quem está ao seu redor?

Santo do Dia
S. Marta

NT ? "Marta? quer dizer "senhora, patroa? É bem conhecida a cena evangélica das duas irmãs de Lázaro: de um lado, Marta, agitada, ansiosa, corre de um lado para outro, procurando servir o Mestre; de outro, Maria, tranqüila e silenciosa, senta-se aos pés de Jesus para escutar suas palavras (Lc 10,38-42). S. Agostinho, referindo-se a Marta e Maria, diz: \"Não te entristeças, não te lamentes por teres nascido num tempo em que já não podes ver o Senhor corporalmente. Ele não te privou desta honra, pois afirmou: Todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes (Mc 25,40)... Agora (Marta) estás ocupada com muitos serviços, queres alimentar os corpos que são mortais, embora sejam de pessoas santas. Mas, quando chegares à outra pátria, acaso encontrarás peregrinos para hospedar? encontrarás um faminto para repartires com ele o pão? um sedento para dares de beber? um doente para visitar? um desunido para reconciliar? um morto para sepultar? Lá não haverá nada disso. Então o que haverá? O que Maria escolheu: lá seremos alimentados, não alimentadores? (cf. Liturgia das horas, v. III., p. 1454).

 

 

Related Articles

10 de Abril de 2022

9 de Abril de 2022

8 de Abril de 2022