Diário Bíblica Portugués

29 de Agosto de 2023

Primeira leitura: Jr 1,17-19: 
Comunica-lhes tudo que eu te mandar dizer: não tenhas medo em sua presença.
Salmo: Sl 70(71)1-2.3-4a.5-6ab.15ab e 17 (R.15a): 
R. Minha boca anunciará vossa justiça.
Evangelio: Mc 6,17-29: 
Quero que sem demora me dês a cabeça de João Batista.

Tema: Martírio de São João Batista (Memória)

Naquele tempo, Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher do seu irmão Filipe, com quem se tinha casado. João dizia a Herodes: ?Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão?. Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia. Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava. Finalmente, chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes, e ele fez um grande banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galileia. A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça: ?Pede-me o que quiseres e eu to darei?. E lhe jurou dizendo: ?Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino?. Ela saiu e perguntou à mãe: ?O que vou pedir?? A mãe respondeu: ?A cabeça de João Batista?. E, voltando depressa para junto do rei, pediu: ?Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista?. O rei ficou muito triste, mas não pôde recusar. Ele tinha feito o juramento diante dos convidados. Imediatamente, o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João. O soldado saiu, degolou-o na prisão, trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o sepultaram.

 

Comentário

 

João Batista derrama seu sangue por ser fiel aos valores da conversão que prepararam o caminho do Messias e que pregou incansavelmente até ser encarcerado por causa dos vícios de Herodes. A morte violenta do Batista é-nos apresentada pelo evangelista para recordar a sorte que espera Jesus e os seus discípulos. Sua missão, como a de João, comportará a hostilidade, a perseguição e até o martírio. Quando trabalhamos com uma consciência limpa para fomentar a verdade, ser defensores dos direitos de Deus e de sua glória, para que o homem tenha vida plena, fazendo frente às forças obscuras dos poderosos e violentos, estamos expostos a correr a mesma sorte de João Batista e de nosso Salvador. Entretanto, não devemos ter medo, pois o Senhor estará conosco em todo momento e ressoando a mensagem feliz e preciosa da ressurreição. Mostremos em nossa vida um comportamento verdadeiramente cristão.

Santo do Dia
Martírio de S. João Batista
c. +29 ? profeta e precursor de Jesus ? \"João? significa \"Deus
é misericordioso?

Já no século V celebrava-se, na França, a festa do Martírio de S. João Batista. Precursor de Jesus, João Batista era filho do sacerdote Zacarias e de Isabel, parenta da Mãe de Jesus. Profeta itinerante, anunciava a proximidade do Reino e conclamava o povo a um batismo de conversão. O próprio Jesus foi batizado por ele no Jordão. Afrontou abertamente Herodes, censurando-o pela sua conduta depravada (Mt 14,1-12), o que lhe custou a prisão e a decapitação. S. Beda Venerável disse a seu respeito: Aquele que proclamava o Evangelho da liberdade da paz celeste foi lançado por ímpios às cadeias; foi fechado na escuridão do cárcere quem veio dar testemunho da luz e por esta mesma luz, que é Cristo, tinha merecido ser chamado de lâmpada ardente e luminosa... (cf. Liturgia das horas, p. 1238, v. IV).